PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL EM ESCOLARES PRÉ-ADOLESCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Resumo
A adolescência é um período crítico para a saúde, pois durante a transição da infância para a vida adulta, os indivíduos experimentam importantes mudanças biológicas, cognitivas, emocionais e sociais. É um importante momento para adoção de novas práticas e comportamentos e ganho de autonomia para a saúde geral e bucal. Diante disso, a promoção de saúde bucal se apresenta como uma importante e necessária ferramenta a ser difundida, principalmente nas escolas e em todas as idades, uma vez que, orientações sobre uma escovação adequada e os hábitos para manter uma boa higiene oral são capazes de prevenir o desenvolvimento de doenças como a cárie e a doença periodontal. Esse trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre uma ação de educação e promoção de saúde bucal em escolares pré-adolescentes. A atividade baseou-se em ações de motivação e educação em saúde bucal, seguidos de exame oral, realizados com 60 alunos pré-adolescentes de uma escola do Distrito de Anil, localizado na Cidade de Meruoca, Ceará. A atividade foi desenvolvida no mês de novembro de 2019, pelos integrantes do Grupo de Estudos e Ações em Saúde Coletiva-GEASC do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará-Campus Sobral. Como resultados, percebeu-se o envolvimento dos escolares, participando da educação em saúde que foi desenvolvida de forma dinâmica e participativa. Também houve envolvimento dos escolares na escovação supervisionada e nos exames clínicos. Por fim, verifica-se que as atividades de educação em saúde são estratégias potentes para a promoção de saúde bucal.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Extensão – PREX
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.