A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E A ESCOLA: DESAFIOS ENFRENTADOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Fernando Bruno Gomes de Sousa
  • Felipe Néo dos Santos
  • Ivina Maria de Sousa Paes
  • Luiz Sanches Neto
  • Luciana Venancio

Resumo

A pandemia da Covid-19 afetou sistemas educacionais por todo o mundo, aulas presenciais foram suspensas, estratégias e implementações tecnológicas foram desenvolvidas para que a educação seguisse suas atividades com a melhor qualidade possível. No Brasil, a adoção do “modelo remoto”, por meio de atividades síncronas e assíncronas através de plataformas de ensino, possibilitou a continuidade das ações escolares. A extensão universitária, também impactada pelos efeitos da pandemia, se deparou com o desafio que seria uma adaptação do formato de ensino em suas atividades. Este relato tem o objetivo de compartilhar os desafios enfrentados nas aulas de Educação Física em formato remoto em uma escola da rede municipal de Fortaleza-CE por um bolsista da Prex-UFC. O relato de experiência aborda os processos vivenciados no contexto do projeto de extensão “Dinâmicas Educativas com Estudantes de Educação Física e Relações com os Saberes na Educação Básica” em atividades do segundo semestre de 2020 nas aulas de educação física na Escola Municipal José Bonifácio de Sousa. Os processos envolvem as ações realizadas, temáticas abordadas e dinâmicas utilizadas, organização das turmas, alinhamento dos/as professores/as, desafios e avanços, bem como assiduidade, participação e envolvimento dos/as alunos/as. Todas as ações realizadas foram registradas em relatórios, bem como as impressões dos desafios no período pandêmico que contextualiza o ensino remoto. As dinâmicas desenvolvidas buscaram potencializar os processos de ensino e aprendizagem, porém o alcance dos/as discentes foi limitado devido à falta de aparato e instrução tecnológica. A falta de estrutura, instruções e equipamentos para otimização do ensino remoto na esfera pública da educação diminui as chances de democratizar o acesso e permanência em ambientes virtuais de aprendizagem. Sendo assim, por maiores que sejam os esforços do docente e discentes, o ensino remoto mostra-se deficiente quando comparado ao ensino presencial.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão