A UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS AO VIVO VIA REDE SOCIAL COMO METODOLOGIA PARA DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO EM MEIO A PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Sthefani Damasceno de Oliveira Tostes Pereira
  • Fabian Elery Teixeira da Rocha
  • Roberta Meneses Oliveira

Resumo

Durante o ano de 2020, com a necessidade mundial de entrar em quarentena e isolamento social devido à pandemia causada pelo novo Coronavírus Humano (SARS-COV-2), houve maior investimento dos órgãos públicos e formadores de opinião acerca da disseminação de conteúdos fidedignos para a população. Com isso, as redes sociais foram utilizadas por meio de vídeos ao vivo, Live, com temas relevantes para a população. Estudo descritivo, relato de experiência de membros de uma liga acadêmica de Enfermagem no planejamento, aplicação e avaliação das Lives pela bolsista, professora orientadora, membros da liga, convidados e participantes/seguidores do perfil no Instagram. Ocorreu entre os meses de Abril a Julho de 2020, utilizou-se do Instagram, em sua função de Live, por bolsista e integrante da liga de uma universidade pública do Ceará. Foram realizadas sete transmissões ao vivo com duração de uma hora cada, referente a atuação da enfermagem, seu papel e imagem social no combate ao COVID-19, Gestão de Enfermagem e suas mudanças e a atuação do órgão fiscalizador da profissão durante a pandemia, com enfoque em pacientes críticos e o contexto social. Utilizando-se de áreas de atuação de Enfermagem como: Perioperatória, Dermatológica, Empreendedora e Intensivista. Durante as transmissões, foram realizadas pelo mediador, perguntas norteadoras, possibilitando aos espectadores interagirem por meio de perguntas e comentários, complementando as falas dos profissionais. de 40 pessoas em média participaram ao vivo em cada Live, ao final das transmissões com público rotativo por volta de 100 espectadores. O compartilhamento de conhecimento por mídias sociais foi de grande valia para a população, pois uma grande parcela da comunidade pôde se atualizar em meio à pandemia da COVID 19. Tais estratégias podem ser consideradas ferramentas práticas para atividades de educação em Saúde a distância e, portanto, devem ser utilizadas por estudantes e profissionais da área sempre que possível.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão