ADAPTAÇÃO DAS AÇÕES DO PROJETO “AVALIAÇÃO DA COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS” PARA O AMBIENTE VIRTUAL EM TEMPOS DE PANDEMIA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Iuri Freires Viegas
  • Marcela de Castro Ferracioli

Resumo

Introdução: A crescente evolução dos recursos tecnológicos, aliada a características como a portabilidade, adaptabilidade, interatividade, ubiquidade, entre outras, vem mostrando um grande potencial para promover sua utilização em muitos campos da Educação. Objetivo: O objetivo desse trabalho foi relatar a experiência em adaptar as ações do projeto de extensão “Avaliação da coordenação motora de crianças” para instruir a população sobre as possibilidades de desenvolvimento da coordenação motora em plataforma digital. Métodos: A ação foi iniciada a partir das medidas de isolamento social em decorrência da pandemia de covid-19. Foi criado um perfil (Lavim-Iefes) no aplicativo instagram com aliciamento do aplicativo de design gráfico canva (versão gratuita). Periodicamente, uma ou duas vezes por semana, eram lançadas informações científicas e acadêmicas sobre a área do desenvolvimento motor, especificamente sobre possibilidades de desenvolvimento da coordenação motora de crianças em tempos de pandemia. As informações eram oferecidas em formato de Gifs, Vídeos, Trechos de reuniões do grupo de estudo e pôsteres ilustrados. Para verificar o efeito das publicações, analisou-se as ferramentas disponibilizadas pelo próprio aplicativo como curtidas, compartilhamentos, informações de atividade e seguidores. Resultados: Observamos que embora tenha havido um número pequeno de seguidores, o alcance das publicações foi notório tendo sido inclusive tema de reportagem em jornal local. Considerações Finais: As tecnologias fazem parte do mundo atual e estão presentes em nosso dia-a-dia. Tendo em vista que uma das ações do referido projeto de extensão é instruir pais e professores sobre as dificuldades de coordenação e possibilidades de intervenção, o presente estudo aponta para essas possibilidades em ambiente virtual, mas precisa avançar em estratégias para ampliar o alcance das publicações.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão