ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DA AULA SOBRE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA POR MEIO DE AVALIAÇÕES COMPARATIVAS DURANTE O CURSO REALIZADO NO PROCESSO SELETIVO DA LIGA DO CORAÇÃO

Autores

  • Wendy Gomes Carneiro
  • Vanessa Silveira Nascimento
  • Jorge Luciano Campos Acioly Filho
  • Lucas Matheus Medeiros de Castro
  • Elton Lencastre Morais Bessa
  • Antonio Augusto Guimaraes Lima

Resumo

Introdução: A Liga do Coração, projeto de extensão da FAMED do qual podem participar estudantes de medicina do 1º ao 8º semestre, realizou, entre os dias 7 a 11 de setembro de 2020, seu processo seletivo de 2020.1, no qual a apreciação de currículos e entrevista com candidatos foi precedida por um curso introdutório a temas relevantes à cardiologia, que buscou despertar o interesse dos participantes por essa área médica. O curso foi constituído por 4 aulas, sendo a 3ª sobre Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS); dentre os enfoques da aula estão diretrizes brasileiras de diagnóstico, epidemiologia, fatores de risco e tratamentos disponíveis. Objetivo: Avaliar a eficiência da aula sobre HAS no curso realizado durante o processo seletivo da Liga do Coração. Metodologia: Devido ao novo contexto de ensino remoto necessário frente à pandemia de COVID-19, as aulas do curso, tradicionalmente ministradas pelos integrantes da Liga, foram gravadas e disponibilizadas aos 5 participantes pelo Google Classroom. Antes de assistirem à aula em questão, foi-lhes solicitado que respondessem um formulário do Google Forms contendo perguntas acerca da temática que seria abordada, visando mensurar os conhecimentos prévios dos participantes. O mesmo questionário foi novamente aplicado posteriormente à aula, de forma a tornar possível a comparação entre os resultados das duas avaliações. Resultados: Na primeira avaliação, anterior à aula, as 5 perguntas presentes no questionário foram respondidas corretamente por cerca de 80% dos participantes, porcentagem que subiu para 100% em 4 das perguntas no segundo teste. Conclusão: Com base nos resultados obtidos, a aula de HAS do referido curso foi eficaz em incrementar os conhecimentos dos participantes acerca do tema proposto. Também foi observado que a utilização de testes antes da aula é uma boa estratégia para instigar a curiosidade dos alunos e destacar as informações mais importantes do conteúdo que devem ser lembradas em ocasiões futuras.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão