ANÁLISE DA ESTABILIDADE DINÂMICA LONGITUDINAL DE UMA AERONAVE RÁDIO CONTROLADA

Autores

  • Fernando Hiago Lima Alves
  • Claus Franz Wehmann

Resumo

Durante o projeto de aeronaves, é essencial garantir a segurança de voo e de operação para toda a missão de voo, sendo a área de estabilidade um dos campos que afetam esses requisitos mediante o dimensionamento das empenagens e superfícies de controle. Assim, surge a necessidade de estudar a área de estabilidade dinâmica da aeronave e verificar se as principais características dos movimentos naturais estão de acordo com as normas do segmento. Este trabalho teve como objetivo avaliar as características dinâmicas dos principais movimentos naturais longitudinais (período curto e o período longo) da aeronave projetada pela equipe Avoante Aeromec para a competição SAE Brasil Aerodesign. A partir dos dados obtidos, foi avaliada a qualidade de voo com o objetivo de atender às normas da área de mecânica de voo e sugerir possíveis modificações e melhorias. Utilizou-se duas metodologias para realizar o estudo: o software XFLR5 e a metodologia proposta por NELSON (1998)com o auxílio do Matlab®. Os dois métodos permitem calcular e obter as características do movimento longitudinal. Em seguida, classificou-se os dois movimentos da aeronave conforme a norma MILF-F-8785C e o critério "thum print"(utilizado apenas para o período curto). Os dois modos naturais longitudinais nos dois métodos se apresentaram dinamicamente estável. Em relação à norma MILF-F-8785C, o movimento natural de período curto resultou em uma qualidade de voo com nível 2 nos dois métodos, enquanto que o período longo constatou o nível 3 também nos dois métodos, sendo o nível 1 o desejável dos 3 níveis possíveis. Já o critério thumb print constatou uma qualidade de voo entre a classificação aceitável e pobre com ambas as metodologias. Apesar da aeronave ser dinamicamente estável nas duas ferramentas, ela não está cumprindo de maneira satisfatória às normas utilizadas, o que pode acarretar riscos para a missão de voo. Pode ser feita modificações na área da empenagem horizontal na busca de adequação às normas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão