AS CONTRIBUIÇÕES DA BRINQUEDOTECA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM PERÍODO DE PANDEMIA

Autores

  • Betania Rosa Smarzaro Souza
  • Cristina Façanha Soares
  • Georgia Albuquerque de Toledo Pinto
  • Jakeline Alencar Andrade

Resumo

O projeto Brinquedoteca/Faced/UFC realizou suas atividades de modo remoto durante o período de isolamento social, contemplando o V Dia Mundial do Brincar, o Aniversário da Brinquedoteca, o Dia das Crianças e as reuniões de estudo e planejamento. Este relato tem por objetivo analisar as referidas atividades realizadas no ano de 2020, considerando a reorganização das atividades para atender ao contexto imposto pela situação de pandemia pela COVID-19. As oficinas ofertadas no V Dia Mundial do Brincar foram realizadas pela plataforma do jitsi e transmitida pelo Youtube, contando com, aproximadamente 100 pessoas, que participaram e interagiram ao vivo durante as oficinas. As reuniões e os estudos foram realizados pela plataforma do Googlemeet, com a participação de brinquedistas e de professores convidados. As atividades realizadas durante esse período de pandemia foram postadas nas redes sociais da brinquedoteca e disponibilizadas no Canal Youtube, como forma de disponibilização ao público em geral e a comunidade. As reuniões de planejamento aconteceram quinzenalmente, com um total de 13 encontros remotos e a participação de aproximadamente 9 a 10 brinquedistas, com estudos relacionados ao brincar livre, brinquedos e brincadeiras, jogos simbólicos e desenvolvimento infantil. Além dos temas citados, os brinquedistas participaram de sete edições do Webinário Linguagem, Arte e Infância, realizados durante o semestre 2020.1 em parceria com professores do curso de Pedagogia. Como resultado das atividades realizadas pelo Projeto neste período de pandemia, apesar das dificuldades encontradas, observou-se um retorno positivo nas redes sociais e na quantidade de visualizações pós-eventos, boa participação dos estudantes, assim como do público-alvo. Concluímos que as atividades realizadas durante este período de pandemia, mesmo que de forma remota, contribuíram para a formação e a divulgação da importância do brincar na formação docente e da comunidade em geral.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão