AS REDES SOCIAIS DO MAUC EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Francisco Diego Pereira de Vasconcelos
  • Kathleen Raelle de Paiva Silveira
  • Graciele Karine Siqueira

Resumo

2020 foi um ano muito atípico para o público visitante de museus em todos os lugares, devido a pandemia da covid-19. Assim, não foi diferente com o Museu de Arte da UFC (Mauc). Portanto, as redes sociais do museu tiveram um papel essencial na divulgação da arte e cultura regional. Em tempos de pandemia, as exposições virtuais reaproximaram as pessoas da arte produzida por artistas regionais e nacionais. Através de suas redes sociais, o Mauc produziu inúmeros conteúdos visando a divulgação artística e, consequentemente, um engajamento público maior. Assim, a elaboração de vídeos com narrativas sobre a vida e a obra de artistas com exposições de longa duração foi um dos pontos altos dessa produção. O vídeo sobre o artista cearense Chico da Silva foi elaborado e produzido com a intenção de trazer ao público a sensação de estar em uma sala temática de exposição, ouvindo e aprendendo sobre o artista. Assim, todos os elementos do vídeo, desde a narração, a elaboração de legendas e imagens animadas, foram feitas visando essas sensações. Dessa forma, foi produzido um conteúdo didático que pôde ser visto e entendido por todo o público que visitou o Mauc virtualmente. Além disso, 2020 foi um ano difícil para todos. Assim, bolsistas e voluntários tiveram inúmeras dificuldades em seu dia a dia, no entanto, a participação e colaboração destes com o museu continuou sendo intensa. Portanto, a elaboração de um vídeo de agradecimento a esse trabalho foi uma forma de agradecimento e afeto virtual do museu para com os seus colaboradores. Colaboradores estes que ajudaram a arte regional a estar em constante contato com o público nestes tempos de pandemia. Por fim, as redes sociais do Museu, principalmente o Instagram, tiveram um aumento significativo de seguidores. Assim, nada melhor do que a elaboração de peças gráficas com agradecimentos aos crescentes novos seguidores.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão