ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MATRICULADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL E SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA A IMPORTÂNCIA DE NOS MANTERMOS FORTES EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Adna Lemos de Assis
  • Francisca Geny Lustosa

Resumo

Presente trabalho socializa a ação extensionista "Atendimento Educacional especializado (AEE) para Alunos com Deficiência Matriculados no Ensino Fundamental e superior de Fortaleza" (2020) que, devido ao contexto da Pandemia da Covid-19, foi realizada por meio das tecnologias do campo virtual. Referido projeto visa oferecer AEE para estudantes com deficiência intelectual e física, altas habilidades/superdotação e autismo/TEA, incluídos nas instituições de ensino do município de Fortaleza, além daqueles da FACED-UFC. A ação estabelece parceria com o Grupo Pró-Inclusão- Pesquisas e Estudos sobre Educação Especial e Inclusiva, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores, também coordenado pela professora dra.Francisca Geny Lustosa. Utilizamos como metodologia a intervenção junto aos sujeitos que necessitam dos apoios e de mediação psicopedagógica, procedida pela bolsista e voluntários (mestrandos e doutorandos do PPGE/FACED). Assim, com base nos Estudos de Caso de cada estudante atendido, realizamos atividades, elaboramos recursos e tecnologias assistivas e práticas pedagógicas de apoio às necessidades de cada sujeito no processo de inclusão. Desde o início da pandemia, organizamo-nos por meio de trabalho remoto, comunicação virtual e redes sociais, mobilizando intervenções pedagógicas e apoio aos estudantes com atendimentos via Google Meet aos estudantes. Mantivemos formação via WhatsApp de 250 professores de AEE/SME; apoio à mães-pais de crianças autistas; criação de mídias para Instagram e o Site, com o intuito de mantermo-nos próximos dos sujeitos e toda a comunidade, com conteúdos sobre Educação Especial/Inclusiva. Por fim, destacamos a relevância desta ação, que mesmo em uma conjuntura tão complexa continuou com excelência e inovação suas intervenções para a construção de práticas inclusivas, circunstância que justifica desde 2013 o mérito desse projeto e o pleito de sempre renovarmos a proposta, com ampliação de suas garantias.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão