IMPACTO DA REDE SOCIAL EM ÉPOCA DE PANDEMIA

Autores

  • JoÃo Emanuel Dias Tavares
  • Diana Valesca Carvalho
  • Gustavo Burger Sirqueira
  • Elizangela Alves de Oliveira
  • Lucas Vasconcelos de Oliveira
  • Adriana Camurca Pontes Siqueira

Resumo

Este estudo teve por objetivo apresentar como as redes sociais impactaram os usuários dos Projetos de extensão "Segurança Alimentar e Nutricional, Saúde e Qualidade de Vida" e "Educação Alimentar e Nutricional para Todos", coordenados pelas professoras Adriana Siqueira e Diana Carvalho, com apoio de 6 bolsistas do curso de Gastronomia. A finalidade principal dos Projetos é oferecer informações sobre alimentação saudável prevenindo doenças crônicas. Em 2020, com a pandemia do novo Coronavírus, foi preciso adaptar as atividades dos projetos em respeito aos decretos sanitários estaduais e municipais que proibiram as atividades presenciais, assim as redes sociais foram usadas para substituir as atividades presenciais onde foram trabalhados os temas: Recomendações alimentares na prevenção da Covid 19; Alimentos Funcionais; Aproveitamento Integral dos Alimentos, etc. A ferramenta escolhida foi a rede social “Instagram”. A metodologia aplicada foi a análise de três principais dados: o alcance, que é o número de contas que viram as publicações pelo menos uma vez; a atividade da conta, que engloba as visitas ao perfil do projeto; e as impressões, que é o número de vezes que as publicações apareceram na tela dos seguidores. No inicio da Pandemia, com o uso ativo das redes sociais, tivemos um crescimento de 7,8% em contas alcançadas; 34,7% em interações com o conteúdo e 1,7% em relação ao total de seguidores, o que resultou em 344 contas de seguidores. Com isso, adotou-se novas estratégias nos meses de agosto a dezembro, com postagens diárias no “feed” e nos “stories”. Assim, finalizou-se o ano com um crescimento de 395,1% nas impressões da conta; 860% nas visitas ao nosso perfil e um aumento de 1.900% nas interações aos nossos “stories”, com o uso de caixas de perguntas, jogos temáticos e publicações sobres os assuntos tratados, com um total de 420 seguidores da conta. Pode-se concluir que as redes sociais impactaram positivamente durante a Pandemia nos projetos de extensão.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão