IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO EAD SOBRE O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM EM ALUNOS DE MEDICINA

Autores

  • Kawe Viana Monteiro
  • Matheus Zaian Rodrigues de Fonseca Lira
  • David Augusto Batista Sá Araújo
  • Maria do Socorro Queiroz Alves de Souza
  • Letícia Cavalcante Campos
  • Jose Ajax Nogueira Queiroz

Resumo

INTRODUÇÃO: A pandemia da COVID-19 suscitou a necessidade de distanciamento social, acarretando um grande impacto nos métodos de ensino tradicionais e levando a uma necessidade de adaptação. Com isso, aulas presenciais foram substituídas pelo Ensino à Distância (EAD), inclusive práticas, o que impactou nas formas de estudo e do aprendizado dos acadêmicos. No entanto, existem dúvidas a respeito disso, pois a implementação do estudo virtual desafia a capacidade de equalização dos níveis de motivação estudantil. OBJETIVO: Visando aperfeiçoar o processo ensino/aprendizado, realizamos este trabalho para conhecer a opinião de colegas de Faculdades de Medicina. MÉTODO: Foi elaborado um questionário com 15 perguntas, utilizando a plataforma Google Forms™. O questionário foi distribuído a estudantes de Medicina de 7 universidades da Região Nordeste. Buscou-se comparar o nível de foco e motivação dos estudantes antes e após a implementação do EAD, a partir de uma escala quantitativa variando de 0 (sem motivação) até 10 (motivação máxima). Questionou-se também se houve a manutenção de uma rotina de estudos regular e sobre as principais dificuldades para adaptação ao EAD. RESULTADOS: Foram obtidas 49 respostas. O nível de foco e motivação dos estudantes durante as aulas presenciais foi avaliado com média 8,5, enquanto o EAD recebeu média 5,5. Dos 49 estudantes, apenas 6,1% mantiveram uma rotina organizada de estudos na quarentena, enquanto 43% dos estudantes afirmaram que mantiveram uma rotina, mas sem organização definida. 39% realizaram apenas estudo esporádico de temas variados e 12% não mantiveram hábitos de estudos. Os principais empecilhos para a adaptação ao EAD foram a dificuldade de concentração (92% das respostas), o aumento da ansiedade (65%), o menor contato com docentes (51%) e as dificuldades de conexão à internet e os problemas domésticos, com (45%). CONCLUSÃO: Há uma necessidade de aperfeiçoamento do método de ensinar e aprender em Ensino à Distância (EAD).

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão