INFORMAÇÕES CUSTOMIZADAS FACILITAM A VIVÊNCIA UNIVERSITÁRIA DOS ALUNOS DO SMD E GERAM ENGAJAMENTO NAS REDES

Autores

  • Vitoria Pinheiro Siebra
  • Eduardo Santos Junqueira Rodrigues

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência de uma estudante da área de Sistemas e Mídias Digitais (SMD) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e bolsista do projeto “Comunicação e Produção de Notícias para o Website do Curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC”. Com a pandemia causada pelo COVID-19, obstáculos foram encontrados em diversos campos do cotidiano, inclusive no acesso à informação, não sendo diferente para os alunos do SMD. Neste sentido, as redes sociais passaram a ser canais de interação midiáticas importantes neste período de pandemia. Utilizando como canal principal o Facebook e o website do curso criaram-se materiais voltados para o seu público alvo - alunos, professores e pessoas que tem interesse na área - que graças à divulgação constante de projetos tiveram a oportunidade de serem membros ativos no ambiente virtual, participando dos eventos divulgados e agregando conhecimento, gerando assim engajamento não apenas nas redes sociais mas também em projetos vinculados à graduação em SMD. O objetivo principal do referido estudo foi criar materiais customizados voltados para as mídias de ambientes virtuais, para facilitar a vivência e a divulgação de informações relevantes para a comunidade acadêmica - gerando assim engajamento. A metodologia utilizada foi a pesquisa e a produção de conteúdos, entre elas peças gráficas, textos e entrevistas com diversos discentes e docentes. Como resultado, foram produzidas publicações frequentes na página do Facebook, chegando a ter um alcance orgânico de mais de 1500 em diversas publicações. Além disso, mais de 15 estudantes e profissionais da área foram entrevistados, dando seus relatos sobre diversos assuntos e repassando suas aprendizagens. Concluímos assim que o projeto proporcionou uma vasta aprendizagem e consolidou uma experiência profissional em conteúdos de criação e customização em plataformas midiáticas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão