INICIATIVA DE APRENDIZADO VIRTUAL EM CIRURGIA CARDIOVASCULAR

Autores

  • Joao Alexandre Teixeira Neto
  • José Glauco Lobo Filho
  • Matheus Nogueira Luca
  • Myrela Maria Dias Meneses
  • Rhavana Kelly Maia Façanha
  • Heraldo Guedis Lobo Filho

Resumo

INTRODUÇÃO: Com o surgimento do Sars-Cov-2 e a adoção do distanciamento social como medida preventiva, houve uma necessidade de readequação do ensino presencial brasileiro. Nesse contexto, a educação a distância (EAD) se tornou uma alternativa para difusão e democratização do conhecimento, possibilitando, por exemplo, a realização do Curso de Cirurgia Cardiovascular no formato virtual para estudantes de todo o país. Objetivo: Relatar experiência na realização de um curso EAD de Cirurgia Cardiovascular na visão dos discentes. Metodologia: O Curso contou com a organização de estudantes de Medicina dos estados do Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia e Sergipe. Os integrantes foram alocados em 3 grupos: Comissão de Divulgação e Marketing, com função de gerenciamento das mídias sociais e de divulgação de informações; Comissão de Inscrições e Certificados, responsável pela inscrição, frequência e confecção dos certificados; Comissão de Transmissão e Comunicação, responsável pelo convite dos palestrantes e pelo suporte técnico. O curso transcorreu nos dias 5, 6, 7, 8, 9 e 10 de outubro de 2020, com o total de 40 horas de atividades, teve como público alvo acadêmicos da área da saúde. Foi utilizado a plataforma YouTube como ferramenta de ensino-aprendizado, com inscrições gratuitas por meio da plataforma Even3. Resultados: O curso obteve excelente adesão, comprovada pela contabilização de 259 inscritos de diferentes locais do país. O caráter gratuito, assim como a facilidade de acesso proporcionada pela plataforma virtual possibilitou a democratização do ensino, ampliando o conhecimento dos participantes e contribuindo para formação médica. Além disso, promoveu um intercâmbio cultural entre os organizadores, fomentando, também, habilidades interpessoais, assim como de gestão de grupo. Conclusão: A utilização do ensino a distância como alternativa para complementação do ensino acadêmico constitui um exemplo positivo a ser utilizado em diversas outras áreas do saber.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão