METAVERSE: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS AUTORAIS SOBRE REALIDADE AUMENTADA

Autores

  • Juliana Paulino Azevedo
  • Danielle Gonzaga da Silva
  • Marcos Vinícius Alves da Silva
  • Luciana de Lima

Resumo

O objetivo é apresentar o processo de desenvolvimento de Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs) utilizando o software Metaverse como ferramenta de Realidade Aumentada. Considera-se que há uma dificuldade inerente ao uso de softwares no contexto da docência. O Metaverse é um software cujas funções permitem ao usuário utilizar imagem, som e vídeo para melhorar a experiência no processo de aprendizagem. Essas funções são utilizadas em conjunto com a Realidade Aumentada, uma tecnologia que permite ao usuário reproduzir conteúdo multimídia em espaços reais. O software cria cenas conectadas de maneira linear onde o usuário pode fazer uso de avatares, colaborando para o aumento de opções disponíveis na base de dados do software. Para que alunos e professores de Escola Pública desenvolvam seus MADEs utilizando o Metaverse, é necessário que conheçam o software e suas funcionalidades. É preciso que elaborem, em grupos, um Roteiro sobre o tipo de aplicativo que pretendem desenvolver, demonstrando quais imagens pretendem visualizar em Realidade Aumentada e quais atividades pretendem propor para os futuros usuários. Os Roteiros são colocados em prática quando os grupos trabalham diretamente com as funcionalidades do software Metaverse, inserindo recursos e colocando em prática o que foi designado previamente. São desenvolvidos testes com o auxílio de celulares onde o aplicativo será executado. Em caso de erro, o grupo retorna ao Metaverse para fazer os ajustes necessários. Esses testes se repetem até que o aplicativo esteja pronto para ser utilizado pelos usuários que podem ser outros alunos, colegas de classe, bem como professores em diferentes contextos de docência. A proposta de trabalho com Realidade Aumentada tem a pretensão de ser inserida como um novo elemento no Projeto de Extensão para o desenvolvimento de MADEs em Escola Pública em 2021.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão