MÍDIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • PÂmela Pessoa Maia dos Santos
  • Lívia Maria Sales Pinto Fiamengui
  • Karina Matthes de Freitas Pontes
  • Antonio Materson da Silva
  • Luana Pinheiro Guerra Fontoura
  • Livia Maria Sales Pinto

Resumo

Tendo em vista que a pandemia da Covid-19 gerou impactos significativos em diversas esferas da sociedade, a maior exploração da internet e dos recursos digitais foi evidente, levando em consideração que muitos se viram levados a exercer suas atividades rotineiras, tanto de faculdade, quanto de escola e trabalho, de suas casas. Da mesma forma, os projetos de extensão tiveram que se adequar para prosseguir com a educação em saúde por meio de mídias digitais, tais como postagens em redes sociais e elaboração de conteúdo destinado a alunos, profissionais e pacientes. Assim, o projeto de extensão Dores Orofaciais e Distúrbios da ATM (GEDO) que atua desde 2005 de forma multidisciplinar no tratamento de desordens temporomandibulares e de dores orofaciais, buscou alternativas para alcançar a população e a comunidade acadêmica com materiais educativos e de impacto positivo na atualidade. O objetivo desse trabalho é descrever as atividades remotas de educação em saúde que o projeto de extensão desenvolveu durante o último ano. Os principais recursos utilizados foram postagens através de redes sociais, tanto para educação em saúde dos pacientes quanto para formação profissional, desenvolvimento de cartilhas para orientação de pacientes no quesito dor orofacial, bem como exercícios domiciliares indicados por fisioterapeutas e orientações para confecção de máscaras caseiras. Além disso, no âmbito da pesquisa, foi desenvolvido a escrita de artigos científicos para serem publicados, fomentando, mais uma vez, o comprometimento do projeto com o eixo Ensino-Pesquisa-Extensão. Através desse relato de experiência, conclui-se que atividades remotas são eficazes na educação em saúde da população, bem como na capacitação profissional.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão