RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ATENDIMENTO REMOTO DURANTE A QUARENTENA DO COVID-19

Autores

  • Kaiuska Silva Peixoto
  • Gabriel Peixoto Leão Almeida
  • Pedro Olavo de Paula Lima
  • Rodrigo Ribeiro de Oliveira
  • Marcio Almeida Bezerra

Resumo

Introdução: A Liga de Fisioterapia Esportiva da Universidade Federal do Ceará (LIFE-UFC) tem como objetivo o atendimento fisioterapêutico dos atletas do desporto universitário da UFC e dos atletas da comunidade. Frente ao contexto de quarentena ocasionado pela pandemia do COVID-19, os atendimentos tiveram que ser adequados para serem realizados de forma remota e, deste modo, mantida a continuidade dos tratamentos. Os atendimentos ocorreram de acordo com a Resolução n° 516 publicada pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) que autoriza teleconsultas. Objetivos: Relatar o acompanhamento de um paciente, do desporto universitário, de forma remota durante o período de quarentena aplicado devido a pandemia do COVID-19. Metodologia: O paciente SJVC, atleta do handebol, acometido por tendinopatia insercional do m. bíceps braquial no membro superior direito, promovendo dor na região do cotovelo e perda de funcionalidade. Com base nas avaliações realizadas antes da pandemia, foram definidas as demandas do paciente e produzidas duas cartilhas, uma com exercícios de fortalecimento muscular e outra com exercícios de mobilidade. Os exercícios foram adaptados de acordo com os materiais de treino domiciliares do paciente e foram demonstrados ao paciente por meio de vídeos-chamada. Os atendimentos foram realizados uma vez por semana, no mesmo horário e dia da semana nos quais eram realizados os atendimentos presencias anteriormente. Tanto a produção das cartilhas quanto a realização dos atendimentos foram supervisionados pelos preceptores fisioterapeutas da LIFE. Resultados: Antes da quarentena o paciente relatava dor grau 3 e pontuação 29 no questionário DASH. Na reavaliação pós quarentena, o relato de dor foi para grau zero e a pontuação no questionário DASH caiu para 9 pontos. Conclusão: Foi possível a realização dos atendimentos de forma remota, promovendo a redução da dor, melhora na funcionalidade e manutenção do tratamento durante a quarentena.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão