AVALIAÇÃO DA ELICITAÇÃO DE REQUISITOS E COMUNICAÇÃO COM O CLIENTE POR MEIO DA DINÂMICA DE GRUPO “PERDA NA TRADUÇÃO”
Resumo
Contexto: Dinâmicas de grupo e jogos são usados para dar suporte prático a conceitos teóricos. Muitos destes são propostos na literatura, porém, sem receber uma avaliação da sua eficiência no ensino. Objetivo: Apresentar uma avaliação da dinâmica “Perda na Tradução” criada com o objetivo de ser uma dinâmica educacional de imersão. Método: A dinâmica foi aplicada com 40 alunos do 2º semestre do curso de Engenharia de software da UFC Quixadá. Resultados: Todos os aspectos receberam mais que 70% deaprovação concluindo então, que a dinâmica foi bem avaliada. Conclusão: “Perda na Tradução” é útil ao suporte no ensino de requisitos, de modo asimular o planejamento e desenvolvimento dos requisitos de software e comunicação com o cliente.Publicado
2015-09-09
Edição
Seção
Encontros Universitários 2018 - Campus Quixadá
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.