MOTIVAÇÕES E DESAFIOS DE COMUNICAÇÃO EM INTERFACES DE JOGOS DE REALIDADE VIRTUAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROJETO PIBIC

Autores

  • José Lindberg Oliveira Pinheiro Júnior
  • Samuel Alves
  • Paulyne Matthews Jucá

Resumo

Em um período de apenas pouco mais de um mês participando no Projeto de IniciaçãoCientífica já é possível perceber a responsabilidade e desafios dessa jornada. Com asmotivações de analisar, identificar e sugerir diretrizes (ou guidelines) de User Interface UIpara jogos de Realidade Virtual (RV) o time tem feito diversas pesquisas, análises e testes.RV é é uma tecnologia que reproduz um ambiente digital e simula a presença física dousuário permitindo que ele interaja com esse meio, dando uma percepção de estarmentalmente imerso ou presente no ambiente. No decorrer desse período realizamos leituras epesquisas avançando no tema de estudos que já era objeto de pesquisa do time. No decorrerdo Projeto foram realizadas reuniões semanais, sempre às quintas-feiras, reuniões essas comduração média de sessenta minutos em que cada participante dava sua contribuição com ointuito de analisar essas guidelines. Estamos atualmente na fase de testes onde através de umroteiro, desenvolvido pelo timo com base nas pesquisas prévias sobre interfaces em jogos derealidade virtual, devemos estudar como se comportam essas interfaces nos jogos presentes nomercado no momento, desde os mais bem recomendados aos menos recomendados semprebuscando o que se repete entre esses jogos e que está de acordo com os alinhamentospropostos por pesquisadores da área como Alger ou Chu que propuseram modelos de extremarelevância para auxiliar os desenvolvedores na criação de interfaces para jogos de realidadevirtual. Foram selecionados um total de 10 jogos presentes na plataforma de jogos Steam,dentro do espectro citado de jogos bem e mal avaliados de sites especializados. Tambémplaneja se realizar uma pesquisa de campo exploratório-descritiva com o intuito de coleta dedados para identificar quais as perspectivas dos jogadores que jogam esse tipo de jogo sobre aqualidade das interfaces e conseguir feedbacks sobre as mesmas. Dessa forma, o foco destetrabalho é fornecer guidelines para orientar designers e programadores no desenvolvimento dejogos para Realidade Virtual, além de contribuir para entender quais aspectos devem serconsiderados na construção de IU para consoles que fazem uso desse tipo de tecnologia. Porfim a motivação do projeto e continua em contribuir para descobrir e propor guidelines acercadesse tema que é relativamente recente, o que faz com que pesquisas e produções queabordem esses temas de usabilidade geral, interface humano-computador e jogos de realidadevirtual sejam incrivelmente motivadoras para o time.

Publicado

2015-09-09

Edição

Seção

Encontros Universitários 2018 - Campus Quixadá