A DEMANDA EM PROL DE ATINGIR RESULTADOS EDUCACIONAIS SATISFATÓRIOS E SUAS IMPLICAÇÕES

Autores

  • Maria Vitória Silva Ripardo
  • NULL
  • Ana Carolina Borges Leão Martins

Resumo

O presente trabalho visa apresentar o processo de produção de uma pesquisa vinculada ao projeto PIBIC 2019: Psicanálise, Política e Educação. Seguindo tal lógica, trata-se de uma pesquisa em movimento de construção a qual pretende discutir de que maneira a demanda em prol de atingir resultados educacionais satisfatórios, sobretudo nas avaliações escolares externas, afeta os professores de nível básico, bem como a sua práxis. A priori, levantam-se as seguintes hipóteses: 1) a demanda dirigida aos docentes, visando atingir resultados educacionais satisfatórios, desembocará em um sofrimento psíquico vivenciado por estes; 2) a escuta, assim como o acolhimento das demandas trazidas pelos professores, terão papel relevante na relação desses profissionais com o seu fazer. Neste sentido, no decorrer desta pesquisa será possível verificar a pertinência dessas assertivas. Sob tal perspectiva, faz-se necessário percorrer diferentes trajetos que, apesar de em certa medida serem distintos, se entrelaçam em pontos de intercessão, formando, desse modo, uma complexa rede. Dos diferentes caminhos aqui trilhados, demarcam-se três grandes territórios: psicanálise, educação e política. Dessa maneira, utiliza-se o referencial teórico-conceitual da psicanálise, bem como o da psicologia escolar/educacional aliados a questões políticas neoliberais. Assim, ao atravessar cada um desses espaços será possível chegar aos nossos destinos, a saber: encontrar respostas possíveis à pergunta de partida anteriormente posta, fugindo, dessa maneira, à lógica de prezar buscar por uma verdade absoluta que possa responder ao problema de pesquisa em questão, tendo em vista que pesquisar com sujeitos implica na investigação de verdades contextuais e individualizadas, rejeitando, assim, absolutismos. Bem como, identificar as relações e problematizá-las. Espera-se ao final, portanto, não incorporar um tom conclusivo à pesquisa, pelo contrário, almeja-se abrir novos caminhos que possam levar a novas questões.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação Científica – PRPPG