CORAL APARECIDA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO COTIDIANO DE CRIANÇAS DO MUNICÍPIO DE MORAÚJO/CE

Autores

  • Glória Brenda Marques Fernandes
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  • João Emanoel Ancelmo Benvenuto

Resumo

Esta pesquisa teve como foco de reflexão a experiência vivenciada em um projeto voluntário de educação musical, intitulado “Coral Aparecida”, oferecido para crianças do Município de Moraújo, que fica localizado na Região Norte do estado do Ceará. Este trabalho, de natureza qualitativa, buscou compreender o processo de desenvolvimento das crianças. O universo desta pesquisa contemplou na sua observação a análise dos discursos das crianças, dos pais/responsáveis e de um professor responsável pelo Coral Aparecida. A metodologia da pesquisa delineou-se através da modalidade de estudo de caso. Foi realizada a contextualização do grupo foco da pesquisa. Para produção de dados, foram utilizados como instrumentos de coleta: entrevista semiestruturada com o professor, aplicação de questionários aos pais e utilização da técnica de Grupo Focal com as crianças do projeto, através de uma roda de conversa, buscando compreender, pela visão dos respondentes, se o Coral Aparecida contribui no desenvolvimento social, musical e educacional das crianças e, caso exista, como ocorre. Os dados analisados foram categorizados e discutidos a partir das falas recorrentes dos respondentes. Por meio das análises, conclui-se que o aprendizado das crianças ocorre de fato no Coral Aparecida, através de um ambiente de socialização, onde este fator contribui para o desenvolvimento dos alunos, havendo o engajamento de todos os participantes do projeto, incluindo crianças, pais e professores, resultando numa rede coletiva de ensino-aprendizagem.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação – PRPPG