A CONSTRUÇÃO DE CASOS CLÍNICOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO E TRANSMISSÃO EM MONITORIA DE DISCIPLINAS DE PSICANÁLISE
Resumo
O presente trabalho apresenta-se como relato de experiência da monitoria de ensino, no âmbito do programa de iniciação à docência da Universidade Federal do Ceará (UFC), no setor de estudos psicopatologia e psicanálise do curso de psicologia. Partindo-se da necessidade de conhecimento clínico de algumas noções da psicanálise e da metodologia de construção de casos clínicos, explorou-se da articulação entre a literatura da área e os casos de pacientes atendidos no Serviço de Psicologia Aplicada (S.P.A.) da UFC, nas atividades da monitoria. Objetivou possibilitar aos alunos das disciplinas de psicopatologia II e teorias e técnicas psicoterápicas II (TTP 2), a aquisição da noção de diagnóstico diferencial para a psicanálise, necessária à construção e formulação de casos clínicos, tendo em vista o estágio curricular na clínica-escola da universidade. Baseou-se na realização de monitoria e sessões clínicas, nas quais foi possível compreender, respectivamente, aspectos teóricos e práticos da clínica psicanalítica. Com a realização das atividades propostas, os alunos puderam compreender a noção de diagnóstico na perspectiva da abordagem psicanalítica, tendo como paradigma a relação do sujeito com a falta, com o saber, com o Outro e com o gozo. Também oportunizou o contato com o relato da história clínica de alguns pacientes previamente escolhidos por estagiários. Percebeu-se com essa atividade, a importância dos discentes se dedicarem ao estudo teórico-conceitual, bem como ao aspecto prático e narrativo de um saber, promovendo assim uma efetiva práxis. Verificou-se que a monitoria de construção de casos clínicos ofertou a possibilidade dos alunos entenderem de forma prática e articulada a dinamicidade dos fenômenos psíquicos. Essa atividade de ensino também propício o ganho de experiência para o posterior desenvolvimento de estágio na clínica da UFC.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD
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