ABORDAGEM DO BODY PAINTING COMO METODOLOGIA COMPLEMENTAR DE ENSINO: PERPESCTIVA DOS MONITORES DE SEMIOLOGIA MÉDICA
Resumo
INTRODUÇÃO: A participação dos alunos durante as monitorias consiste em um desafio, e esse problema parece estar relacionado à metodologia utilizada pelos monitores. Em busca de sanar essas dificuldades, a disciplina de Semiologia trouxe consigo o uso do Body Painting como forma de integrar os conhecimentos e tornar as oficinas mais participativas. OBJETIVO: Avaliar a percepção dos monitores da disciplina de Semiologia Médica do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará diante da prática de Body Painting nas oficinas e investigar a alternativa de agregar essa técnica ao ensino da semiologia para as próximas oficinas. METODOLOGIA: Posteriormente a uma capacitação envolvendo todos os monitores da Semiologia acerca do Body Painting, os mesmos foram orientados a repassar os conteúdos dos sistemas abordados durante as oficinas usando essa técnica de ensino. Essa atividade envolvia a representação de estruturas anatômicas por meio de desenhos realizados sobre a superfície corporal de modo a abranger a localização, os aspectos morfológicos e clínicos envolvendo o órgão representado. Ao término das oficinas foram aplicados questionários para os monitores com o intuito de analisar os seguintes aspectos: influência na didática, dificuldades enfrentadas, sugestões de melhorias e o prosseguimento dessa técnica para as próximas oficinas. RESULTADOS: Verificou-se que todos concordaram no aspecto de que a técnica de desenho permitiu uma melhor dimensão das estruturas anatômicas e facilitou a aplicação das manobras semiotécnicas, sendo de grande relevância para a didática. Quanto às dificuldades enfrentadas, metade dos monitores relataram ter dificuldade quanto à execução da técnica. Nesse mesmo contexto, todos sugeriram como melhoria a realização de mais capacitações com oportunidades de treinamento da técnica de desenho. Observou-se, também, unanimidade quanto ao aspecto de prosseguimento do Body Painting para as próximas atividades de oficinas.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD
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