ANÁLISE DO PAPEL DAS ATIVIDADES DA MONITORIA DE FARMACOLOGIA CLÍNICA NO APRENDIZADO E FIXAÇÃO DO CONTEÚDO

Autores

  • Rafael Lucas Simões dos Santos
  • Sebastião Carlos de Sousa Oliveira
  • Lissiana Magna Vasconcelos Aguiar

Resumo

Introdução: A disciplina de farmacologia clínica, desenvolvida no 4º semestre do curso de medicina da UFC Sobral, trabalha a abordagem clínica, já que os alunos estão iniciando o ciclo clínico. Assim, no ano de 2019, iniciou-se as atividades da monitoria de Farmacologia Clínica e Integrada, visando trazer vivências práticas no contexto do tratamento farmacológico das doenças. Objetivo: analisar o papel da monitoria como atividade complementar que facilite e intensifique o aprendizado dos alunos, junto às aulas teóricas. Metodologia: Para isso foi realizado um estudo seccional analítico, composto por uma amostra de 50 alunos. Elaborou-se um questionário contendo 4 questões referentes a um conteúdo em que houve atividade de monitoria complementar, e a outro conteúdo em que não houve. Essas perguntas obedeciam a critérios de dificuldade (1 fácil, 2 médias e 1 difícil) e foram aplicadas no decorrer dos semestres letivos de 2019.1/.2 com as turmas 26 e 27 do curso. Os questionários foram analisados quanto ao número de acertos referentes ao conteúdo em que a monitoria foi ministrada e o outro em que não foi. Os resultados foram analisados utilizando-se o software microsoft excel®. Resultados: Na turma 26, foram respondidos 20 questionários e 60% dos alunos obtiveram mais acertos nos questionários em que foram realizadas as atividades da monitoria. Na turma 27, foram respondidos 30 questionários e 53% dos alunos obtiveram mais acertos nos questionários em que foram realizadas as atividades da monitoria. Conclusão: Conclui-se que, em ambas as turmas, a monitoria mostrou-se eficaz como atividade complementar melhorando o aprendizado, pois em ambas as turmas a quantidade de acertos superou a dos conteúdos em que não foi realizada monitoria complementar.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD