ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINA SOBRE FARMACOLOGIA APLICADA
Resumo
INTRODUÇÃO: A disciplina de Farmacologia tem como foco a abordagem sobre interações farmacocinéticas e farmacodinâmicas, auxiliando na formação do profissional de saúde, habilitando-os acerca do uso de medicamentos, favorecendo o conhecimento sobre o diagnóstico, tratamento, prescrição e prevenção de diversas doenças, no intuito de aplacar o sofrimento da coletividade. Dessa forma, o ensino sobre a Farmacologia Aplicada é de suma importância na preparação dos profissionais médicos, capacitados a lidar com as diferentes situações clínicas em que o uso de fármacos é indispensável. OBJETIVO: Avaliar o nível de conhecimento acadêmico sobre as indicações de fármacos mais utilizados na prática clínica, abordados na disciplina de Farmacologia Básica. MÉTODOS: Estudo transversal, com questionário aplicado a uma amostra de 60 pessoas, todos acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará. O questionário incluiu perguntas sobre indicações clínicas de alguns fármacos abordados durante os encontros de monitoria. O conhecimento dos acadêmicos foi graduado de acordo com o número de questões acertadas e o nível de conhecimento dos acadêmicos foi tabulado com base no número de acertos. RESULTADOS: A partir de questionário aplicado aos acadêmicos, foi observado que 15,8% da população avaliada tinha algum conhecimento sobre mais de cinco indicações clínicas, 41,2% conhecia até três indicações e 43% conhecia menos de três indicações. Para as três classes de acertos esperados foram atribuídas categorias de conhecimento satisfatório, moderado e insatistafório, respectivamente. Os resultados foram tabelados e classificados. CONCLUSÃO: A análise dos dados permite concluir que o nível de conhecimento sobre indicações clínicas acerca dos medicamentos utilizados no exercício da profissão médica são, de um modo geral, suficientes, porém há necessidade de complementaridade do conhecimento clínico, no ciclo básico, sendo trabalhadas na disciplina de Farmacologia Clínica.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD
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