AVALIAÇÃO ACADÊMICA ACERCA DAS MONITORIAS DE REVISÃO DE PATOLOGIA E SUA EFETIVIDADE, SEGUNDO ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, CAMPUS DE SOBRAL

Autores

  • Alzimir Regino de Sousa Júnior
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  • Pedro de Sá Cavalcante Ciarlini

Resumo

Introdução: As monitorias de Patologia constituem importante método complementar ao aprendizado e contribuem para a sedimentação do conteúdo dessas áreas do aprendizado. Objetivo: Avaliar, pela ótica de acadêmicos da UFC- campus Sobral, a eficácia das monitorias e a sua influência no processo de ensino-aprendizagem da citada disciplina. Método: Realizou-se um estudo seccional através de um questionário virtual, consistindo em questões de múltipla escolha e em tópicos dissertativos, respondido por estudantes das turmas auxiliadas pelos monitores no corrente ano – 2019, contemplando três grupos de alunos distintos, totalizando 32 respostas. Resultado: A interpretação dos resultados abarca resultados de aspectos distintos incluídos no questionário: um oriundo de 4 questões de múltipla escolha acerca dos métodos e da efetividade das monitorias, e outro observado através de 2 questões dissertativas, as quais visam externar aspectos a serem otimizados. Acerca do primeiro aspecto supracitado, os principais resultados foram: 59,4% dos acadêmicos do estudo consideram que as monitorias influenciaram muito positivamente o aprendizado, 71,9% as julgam sempre necessárias e 50% concluíram que essas sempre melhoraram suas notas nas avaliações teóricas. Em relação ao segundo aspecto, muitas sugestões foram aventadas, referentes ao conteúdo, à duração e ao cronograma das monitorias. Conclusão: As monitorias de Patologia foram benéficas ao aprendizado dos acadêmicos, uma vez que sua avaliação foi majoritariamente positiva. Alguns aspectos organizacionais, no entanto, devem ser corrigidos e outros melhorados, tendo os resultados representado bom lastro analítico para posteriores modificações nesse sentido. Ademais, a interpretação dos resultados também expôs as atribuições das monitorias das quais os acadêmicos mais se beneficiaram, dados importantes para balizar a posterior conduta e potencializar as benesses dessa monitoria ulteriormente.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD