AVALIAÇÃO DA EVOLUÇÃO NO ESTUDO DE HISTOLOGIA DE ESTUDANTES DE MEDICINA APÓS UM ANO DE CURSO
Resumo
INTRODUÇÃO: A histologia é a ciência responsável pelo estudo da biologia das células e tecidos e o aprendizado dos diversos aspectos histológicos dos órgãos torna-se imprescindível em momentos posteriores do curso de medicina, quando a identificação e classificação de lâminas patológicas fazem-se necessário. Portanto, o estudo da histologia é importante a um estudante de medicina, pois com ele, o aluno conseguirá entender melhor o conteúdo de outras áreas estudadas no seu curso. OBJETIVO: Avaliar, quantificar e interpretar os dados relativos à evolução dos alunos do 2º semestre de medicina no estudo de histologia após dois semestres de aulas teóricas e práticas dessa disciplina. MÉTODOS: Foram aplicados 28 questionários com estudantes do segundo semestre do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral. Cada questionário continha 5 questões de respostas dicotômicas que avaliavam a evolução dos alunos no estudo da histologia. RESULTADOS: Com relação à evolução dos conhecimentos de histologia do S1 para o S2, todos os estudantes consideram que obtiveram alguma evolução. Quanto à relação dessa evolução com as práticas com os monitores, 22 alunos responderam sim e 6 não. 25 dos alunos afirmam que as monitorias os ajudaram em aperfeiçoar sua técnica de uso do microscópico ótico e 3 não. Em relação à ajuda das aulas práticas no melhor entendimento do conteúdo teórico da histologia, 21 responderam sim e 7 não. 22 estudantes afirmam que o estudo da histologia influenciaram sua formação acadêmica e 6 não. CONCLUSÃO: A partir dos resultados encontrados, conclui-se que é nítida a evolução dos conhecimentos em histologia do 1º para o 2º semestre da faculdade de medicina e que essa evolução a maioria dos estudantes creditam às praticas com os monitores. Com isso, podemos constatar a grande importância do estudo da histologia, sobretudo nas atividades práticas, aos estudantes de medicina, principalmente preparando-os para os módulos posteriores do curso.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD
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