EVIDÊNCIAS A CERCA DAS ATIVIDADES DE INICIAÇÃO DOCÊNCIA DA DISCIPLINA DE ECONOMIA MATEMÁTICA 1

Autores

  • Eliandro Antonio do Nascimento
  • NULL
  • Thaisa França Badagnan

Resumo

Durante o ano de 2019 esteve em execução atividades do Projeto de Iniciação à Docência (PID) de métodos quantitativos aplicados a teoria econômica na disciplina de Economia Matemática I. A citada disciplina é ministrada para estudantes do primeiro semestre dos cursos de ciências econômicas e finanças da Universidade Federal do Ceará – Campus Avançado de Sobral. É nessa disciplina onde normalmente estes estudantes lidam com conteúdo como limite e derivada pela primeira vez. E mesmo que os estudantes que ingressam nos cursos de ciências econômicas e finanças da UFC de Sobral tenham obtido êxito no Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, e no Sistema de Seleção Unificada, SISU, o que acontece com a minoria da população brasileira, muitos destes chegam na supracitada disciplina com déficits de conhecimento matemáticos. Sendo assim, o PID de métodos quantitativos aplicados a teoria econômica tem como objetivos auxiliar os estudantes nesses estudos com a ministração de monitorias e tira dúvidas por meio de grupo nas redes sociais. As atividades do projeto ocorridas durante os semestres letivos 2019.1 e 2019.2 evidenciaram a importância deste projeto. Para se ter uma ideia da importância deste projeto para os alunos, houve monitorias com a presença de mais 30 alunos, o que representa mais de 50% dos alunos matriculados. Além das monitorias os estudantes ainda puderam entrar em contato com o monitor por meio da rede social Whatsapp, isso ocorreu para ajudar estudantes que não podem participar das atividades presencias, pois, ou moram longe (em municípios circunvizinhos) ou trabalham durante o dia, mas, serviu também para tirar dúvidas que não foram sanadas nas monitorias. Dado a importância da disciplina no decorrer do curso de ciências econômicas e finanças, e a demanda pelas atividades sobre a disciplina, consta-se a necessidade de continuação do projeto com turmas futuras.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD