INSERÇÃO DO PIBID MÚSICA UFC/SOBRAL NA ESCOLA OSMAR DE SÁ PONTE: PROBLEMAS E DESAFIOS ENFRENTADOS DURANTE O ANO LETIVO

Autores

  • Querem Evodia Albuquerque Silva
  • Maria Myllena de Oliveira Vasconcelos, Benedita Bruna Silvino do Nascimento, Carla Viana de Carvalho
  • Israel Victor Lopes da Silva

Resumo

O Subprojeto PIBID Música UFC/Sobral atua desde 2018.2 na Escola Municipal Osmar de Sá Ponte localizado na cidade de Sobral, que oferta oficinas de diversos segmentos como: Canto, Sopros (fanfarra e flauta), violão e percussão. As aulas ocorrem no turno e contraturno, para do 6º ao 9º do ensino fundamental II. Este trabalho tem como objetivo mostrar os desafios enfrentados e as reflexões acerca das diversas dificuldades ocorridas desde a implementação do projeto na escola, a principal sendo conscientizar a gestão escolar a importância da educação musical no desenvolvimento socioeducacional do aluno, já são garantidos por lei (13.278/2016) que regulamenta o ensino de artes visuais, dança, música e Teatro. A metodologia utilizada foi entrevista semiestruturada, tendo como base relatos de experiência dos bolsistas de iniciação a docência e da direção da escola. Outros obstáculos encontrados foram: infrequência nas oficinas, espaço para aulas, falta de apoio do núcleo escolar, integração PIBID - escola. Com base nos trabalhos de Benvenuto e Maura Penna foram elaboradas estratégias para melhor andamento das atividades, entre as quais realizar reuniões frequentes com a escola para maior aproximação com a gestão, maior comprometimento de ambas as partes (escola e projeto Pibid), planejamento mensal com a escola, apresentações artísticas na escola, as quais já começam a surtir efeitos positivos. Mas, apesar de muitas conquistas no cenário do ensino de Música nas escolas, ainda é bem evidente os problemas de inserção e a falta de conhecimento sobre a importância da música na escola na comunidade escolar.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD