NOVOS RECURSOS PARA AS AULAS DE MONITORIA DE PERCEPÇÃO E SOLFEJO

Autores

  • Alexandre Willians Nascimento
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  • José Álvaro Lemos de Queiroz

Resumo

O presente trabalho foi pensado a partir da minha experiencia como monitor da disciplina de percepção e solfejo no Curso de Licenciatura em Música da UFC do Campus de Sobral, observando as dificuldades apresentadas pelos discentes em realizar o que era proposto pelo professor durante as aulas. O principal objetivo é apresentar as diferenças no processo de ensino e aprendizagem de percepção e solfejo utilizando instrumentos musicais diversos, como: piano, violão, flauta doce e outros que sejam de fácil acesso para os alunos além de recursos como o editor de partituras Musescore, vídeos, áudios, celular e outros softwares de treinamento auditivo. Levando em consideração o recorrente uso do piano/teclado nas aulas de percepção e solfejo do Curso de Licenciatura em Música no Campus de Sobral, tentaremos entender o motivo da sua grande utilização e mostrar outras possibilidades de instrumentos e recursos que em algumas situações poderiam ser utilizados e trariam para as aulas uma diversidade maior com suas características próprias e apontar possíveis vantagens e desvantagens, tentando avaliar a eficácia dos mesmos na aula e na monitoria realizada com os alunos. Entre os pontos a serem analisados em cada instrumento podemos destacar: A afinação, estrutura, se é harmônico ou melódico e tessitura. Cada uma dessas características deve ser pensada e avaliada para o contexto da aula buscando o melhor desenvolvimento do discente. ...

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD