PROGRAMA DE MONITORIA COMO POTENCIALIZADOR DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Hellyne Maria Teles Aguiar
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  • Francisco Pablo Huascar Aragão Pinheiro

Resumo

A monitoria se consolida nas universidades brasileiras a partir da implementação da Lei 5.540 em 1968 possuindo como objetivos preparar o futuro docente, aprofundar o conhecimento por áreas específicas e a melhoria da qualidade de ensino. Através dela, o discente desenvolve atividades que potencializam a obtenção de conhecimento, constroem atividades curriculares, juntamente com o professor-orientador, que contribuem para preparação do futuro docente. Nesse sentido, tem-se como objetivo descrever as atividades desenvolvidas no programa de monitoria e sua relevância para a formação acadêmica e um futuro docente. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de monitoria realizado junto à disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa e Qualitativa em Psicologia do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral durante o ano de 2019. Nela foram realizadas monitorias expositivas dialogadas, orientação para uso do programa PSSP a partir de slides-manual que facilitaram o ensino e a aprendizagem por parte dos alunos da disciplina. Além disso, foram desenvolvidos materiais para aplicar em sala de aula, auxílio pedagógico ao professor e acompanhamento das supervisões com. Dessa maneira, a monitoria mostrou-se como um incentivo a aproximação do curso proporcionando um engajamento nas atividades curriculares e, também, de suma importância para despertar o interesse na carreira universitária. Portanto, foi proporcionado uma formação com maiores conhecimentos voltados para a pesquisa em psicologia e o desenvolvimento de novas habilidades ao facilitar o processo ensino-aprendizagem.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD