PROGRAMA DE MONITORIA COMO POTENCIALIZADOR DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A monitoria se consolida nas universidades brasileiras a partir da implementação da Lei 5.540 em 1968 possuindo como objetivos preparar o futuro docente, aprofundar o conhecimento por áreas específicas e a melhoria da qualidade de ensino. Através dela, o discente desenvolve atividades que potencializam a obtenção de conhecimento, constroem atividades curriculares, juntamente com o professor-orientador, que contribuem para preparação do futuro docente. Nesse sentido, tem-se como objetivo descrever as atividades desenvolvidas no programa de monitoria e sua relevância para a formação acadêmica e um futuro docente. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de monitoria realizado junto à disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa e Qualitativa em Psicologia do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral durante o ano de 2019. Nela foram realizadas monitorias expositivas dialogadas, orientação para uso do programa PSSP a partir de slides-manual que facilitaram o ensino e a aprendizagem por parte dos alunos da disciplina. Além disso, foram desenvolvidos materiais para aplicar em sala de aula, auxílio pedagógico ao professor e acompanhamento das supervisões com. Dessa maneira, a monitoria mostrou-se como um incentivo a aproximação do curso proporcionando um engajamento nas atividades curriculares e, também, de suma importância para despertar o interesse na carreira universitária. Portanto, foi proporcionado uma formação com maiores conhecimentos voltados para a pesquisa em psicologia e o desenvolvimento de novas habilidades ao facilitar o processo ensino-aprendizagem.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.