A ACESSIBILIDADE DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DA BIBLIOTECA DO CAMPUS SOBRAL

Autores

  • Francisco Mauro Alves Silvino
  • NULL
  • Ana Márcia Andrade Silveira de Sousa

Resumo

No núcleo de assistência à pessoa com deficiência da Biblioteca do Campus de Sobral desenvolvemos um trabalho na produção de material acessível para alunos com deficiência visual. No Campus de Sobral não havia nenhum material adaptado para alunos com com a referida deficiência, esses alunos por não enxergarem bem ou não enxergarem, precisam usar um programa de leitura de tela como o DOSVOX ou NVDA. Além de ler textos, esse programa também descreve algumas ações que estão sendo feitas, ele é uma boa ferramenta de auxílio na aprendizagem. Ao tentar produzir o material nos deparamos com vários obstáculos, pois o programa não lê determinados tipos de textos como, por exemplo, o cálculo, que como bem sabemos é mais complexo no ensino superior, e precisam ser bem descritos e detalhados para que os estudantes possam usá-los com segurança. O caminho que encontramos foi descrevê-los com uma linguagem textual, a fim de facilitar a sua compreensão. Com a ajuda da bibliotecária, que orienta este projeto, conseguimos obter alguns materiais adaptados que foram enviados pela Seção de Atendimento a Pessoas com Deficiência. O material que eles disponibilizaram foi produzido por profissionais e alunos da própria Instituição. É válido dizer que todo material produzido para alunos com deficiência seguem normas e leis nacionais e internacionais, a fim de evitar problemas de direitos autorais. Com esse material em mãos foi possível seguir o modelo para produzir novos materiais, seguindo as instruções da orientadora, convertemos alguns livros para o formato desejado, para que pudesse ser lido pelo programa, também testamos a reprodução dos materiais no leitor de tela. É importante que a Universidade, como um lugar de aprendizado, ofereça as ferramentas necessárias para a comunidade acadêmica se desenvolver, desse modo, todos os discentes, docentes , técnicos e comunidade tenham suas demandas atendidas por esta Universidade, a fim de promover condições de aprendizagem para todos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação Acadêmica – PRAE