AS CONTRIBUIÇÕES DA ATUAÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO ACADÊMICA NA SECRETARIA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA - CAMPUS SOBRAL PARA A FORMAÇÃO DE DISCENTES DE OUTROS CURSOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo mostrar como a experiência de atuação de bolsistas de Iniciação Acadêmica na Secretaria Acadêmica do Curso de Psicologia - Campus Sobral pode ajudar discentes de outros cursos a terem uma visão mais ampla da universidade e o quanto essa experiência contribui para a formação pessoal, acadêmica e profissional destes estudantes. As vivências em sala de aula, geralmente limitadas a uma elevada carga de conteúdos teóricos, podem dificultar a percepção da complexa e ampla realidade universitária. Diante disso, a experiência no projeto em questão foi de suma importância para a nossa formação, ajudando-nos a perceber o funcionamento de diversos setores da universidade. A atuação em um setor administrativo nos permitiu um contato com um ambiente organizacional diferente, nos proporcionando uma experiência profissional mais diversificada, que pode ser um diferencial competitivo no futuro. Além disso, a convivência com pessoas de personalidades diversas e com formas distintas de pensar, de agir, de se relacionar e de enxergar o conhecimento adquirido, bem como as várias tarefas e competências exigidas no trabalho, tais como o respeito às hierarquias, a organização do ambiente de trabalho e a responsabilidade com a frequência e a pontualidade, fortaleceram as relações interpessoais e ajudaram a fornecer a “bagagem” e a experiência que nós necessitamos para o mercado de trabalho e para a vida. Em síntese, a nossa experiência no período de participação no projeto em questão possibilitou a percepção da importância da atuação na área acadêmica para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, de modo a nos tornar mais preparados e confiantes para a construção de um futuro melhor através de muito esforço e conhecimento.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação Acadêmica – PRAE
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.