ELABORAÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS PARA ODONTOLOGIA ATRAVÉS DE VÍDEOS DE CURTA DURAÇÃO

Autores

  • Isac Moreira Sousa
  • Mariane Pereira de olivindo, Murilo Alves Florindo Carvalho, Nicole França de Vasconcelos
  • Mário Áureo Gomes Moreira

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de novos mecanismos de aprendizagem e conscientização no curso de Odontologia por meio de recursos audiovisuais, disponibilizados por via de plataformas móveis em forma de mensagens e exibidos em telas dentro das instalações do curso de odontologia, para informar a pacientes a respeito dos serviços prestados à população pelo curso de odontologia, seus respectivos cronogramas de funcionamento e alertar sobre as principais doenças da cavidade oral. Além disso, são mostradas à comunidade acadêmica algumas condutas de práticas clínicas e de conservação de materiais e equipamentos. Uma situação comum percebida no curso de odontologia da UFC-Sobral é o pouco cuidado (por parte de alguns) no que se refere a materiais e equipamentos, nos ambientes de clínica odontológica, laboratórios e salas de aulas, a exemplo do descarte de materiais incorretamente e conservação do patrimônio da UFC. Para alertar sobre a importância da adoção de uma conduta voltada à preservação e ao cuidado, foram desenvolvidos vídeos de curta duração em forma de animações e ilustrações divulgados em redes sociais e dentro do curso de odontologia por meio de telas na sala de espera e dentro da clínica odontológica, visando ampliar a divulgação de informações, para construir atitudes e para melhorar a divulgação dos serviços oferecidos pelo curso de odontologia da UFC Sobral. Na produção do material audiovisual foram utilizados os programas de edição de vídeo Adobe Premiere e Adobe After Effects. Diante disso, pretende-se estimular novas formas na abordagem nas propostas educativas e de conscientização no curso de odontologia da UFC-Sobral e incentivar melhores condutas e melhorar a divulgação de informações sobre o curso de Odontologia.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação Acadêmica – PRAE