PROCESSO DE APLICAÇÃO, CORREÇÃO E ANÁLISE DO INSTRUMENTO PSICOLÓGICO D2 - ATENÇÃO CONCENTRADA
Resumo
A Atenção é um construto que está envolvido em diversas funções cognitivas, dentre elas, a memória e concentração. Ela ainda pode ser subdividida em quatro componentes: atenção concentrada, atenção sustentada, atenção dividida e atenção seletiva. O Teste D2 é um teste de atenção concentrada visual que foi elaborado com o objetivo de medir a aptidão para dirigir. O ponto de partida que motivou a criação do teste se deu inicialmente na Alemanha, onde foi preciso realizar pesquisas que exigiam do examinado o emprego da atenção concentrada visual, a capacidade de concentração do sujeito, para que dessa forma permitisse avaliar a atenção seletiva. Sendo assim, o objetivo deste relato é apresentar o processo de aplicação, correção e análise do teste D2. A aplicação aqui relatada ocorreu como parte de uma avaliação para a disciplina de Psicometria do curso de Psicologia da UFC. Este estudo é de cunho descritivo e visa apresentar o processo mencionado. Contamos com a presença de um homem voluntário, estudante do curso, de 20 anos, que se dispôs a responder o teste. Foram obedecidas as instruções previstas no manual, bem como garantida as condições de aplicação. A aplicação do teste durou cerca de 10 minutos, levando-se em consideração o tempo de treino e explicação da tarefa. A partir da correção e análise realizada seguindo o indicado pelo manual, concluímos que conforme o D2 fora respondido as porcentagens de erro foram se tornando menores e a oscilação de desempenho foi abaixo da média, indicando que a realização do teste não teve grande discrepâncias quanto à extensão de sinais analisados em cada linha da tarefa. Por fim, o participante em questão está dentro do nível médio de atenção concentrada. A fins de aprendizagem acadêmica o D2 contribuiu bastante, embora seja um teste que atualmente está desfavorável no Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação Acadêmica – PRAE
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