ANÁLISE DO PERFIL DE USUÁRIOS DE MOTOCICLETAS EM CIDADE DO INTERIOR DO CEARÁ.

Autores

  • Hiag Calixto Leal
  • Brenda Meneses Santos, Marilia de Araújo Nunes, Franco Bieh Dantas de Sousa, Thalles Ferreira da Ponte
  • José Mauro Rios Neto

Resumo

Objetivos: Avaliar a finalidade do uso de motos na cidade de Sobral; e a possível relação de escolaridade com incidência de acidentes de moto e uso de capacete durante estes eventos. Metodologia: Foi aplicado um questionário na população nas praças de Sobral durante uma campanha sobre prevenção de acidentes de trânsito no mês de Maio de 2019, relativa ao Maio amarelo. O questionário era composto de 11 variáveis relativas ao uso de equipamento de segurança e acidentes de trânsito. Após a coleta dos dados, estes foram inseridos em uma tabela e confrontados para análise dos resultados. Questionários com respostas incoerentes foram excluídos da análise. Resultado: Dentre as finalidades do uso de motocicletas, constatado-se que 35,41% utilizam-nas para fins de trabalho, enquanto 64,59% para deslocamentos não relacionados ao trabalho. A necessidade de atendimento médico por acidentes de moto foi de 27,08% da população geral, dos quais 53,84% destes cursam ou tem o ensino médio(EM) completo; e 7,69% daqueles não utilizavam capacete no momento do acidente. Observou-se também que 31,25% nunca andaram de moto sem capacete, enquanto 52,08% já o fizeram como fato isolado e 16,66% utilizam motos sem capacete com frequência. Destes, 50% cursam ou já concluíram o EM. Discussão: Através dos resultados avaliados, conclui-se que a maior utilidade das motos em Sobral tem motivos não relacionados ao trabalho. Também entende-se que indivíduos cursando ou com EM completo são a porção que mais necessitou de atendimento médico por acidentes de trânsito, além de serem a maior fração daqueles que andam com frequência sem capacete. No entanto, este estudo encontrou uma controvérsia ao constatar que, dentre a população geral que já necessitou de atendimento médico, a maioria utilizava capacete durante a acidente. Assim, são necessários novos estudos para melhor análise dos dados estatísticos e epidemiológicos de acidentes de trânsito e incidência de traumatismos cranioencefálicos em Sobral.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Extensão – PREX