EDUCAÇÃO MUSICAL PARA PEDAGOGOS: CONCEPÇÕES EM CONSTRUÇÃO
Resumo
Este projeto surge a partir da demanda por formação e sensibilização de estudantes do Curso de Pedagogia para o ensino de música, emergente com sua obrigatoriedade no componente curricular “artes”, da educação básica. Tem como objetivo contribuir na formação inicial de professores de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, através da realização de ações formativas com estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Para isso, tornou-se relevante realizar um levantamento acerca das concepções dos estudantes da universidade sobre a educação musical. Foram identificadas três disciplinas no Curso de Pedagogia-UVA que se propõem a abordar diretamente o ensino de artes: Arte e Movimento na Educação e Infantil (duas turmas), Arte e Movimento nas Séries Iniciais (uma turma) e; Cultura, Arte e Educação nos Movimentos Sociais (duas turmas). No sentido de captar a visão dos estudantes sobre o ensino de música, foi elaborado um instrumento divido em três partes que abordavam respectivamente: (1) perfil do estudante; (2) experiência com a música; e, (3) visão de educação musical. O questionário foi aplicado com 75 alunos do curso de Pedagogia. Entre os resultados, é possível constatar que apenas 26 estudantes do total de respondentes têm algum estudo sobre música. Além disso, apesar de todos considerarem importante o ensino de música nas escolas, a abordagem dos conteúdos da linguagem musical e da música no Curso de Pedagogia da UVA ainda é bastante limitada para a formação de professores. Vale ressaltar que a maioria das concepções do ensino de música apresentadas estão associadas à condição da música enquanto ferramenta de auxílio para a aprendizagem de outras disciplinas. É possível considerar, portanto, que, as atividades realizadas com os discentes do Curso de Pedagogia devem observar a ampliação dessa perspectiva sobre a educação musical, assim como a condição de acesso à música como um direito de todos os estudantes.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Extensão – PREX
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