NARRATIVAS EMPREENDEDORAS E SUAS CONEXÕES COM O FAZER UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Andressa da Silva Dourado
  • Victor Hugo Marques Madéra Sampaio, Francisco Ronaldo Gomes do Nascimento
  • Antonia Márcia Rodrigues Sousa

Resumo

Universidade tem como papel preponderante a disponibilização de educação e conhecimentos para formar indivíduos capazes de identificar e explorar oportunidades em contextos distintos, mas com aproveitamento das potencialidades locais. Para isso, um dos mecanismos de consolidação dessa realidade com as exigências do mercado, tem sido a promoção de eventos acadêmicos com efetivas participações de profissionais que atuam em ambientes mutantes, inovativos e criativos . No bojo de possíveis soluções, desponta a parceria das instituições públicas e privadas na disseminação das práticas em distintos contextos utilizando metodologias como uma nova forma de integrar as reais histórias do ambiente empresarial com as discussões técnicas do ambiente acadêmico. Nessa ótica, este projeto tem como objetivo disseminar práticas de Educação Empreendedora por meio de relatos de experiências, palestras, cases e workshop apresentados por empreendedores e intraempreendedores para estudantes e permissionários da Praça do Empreendedor. Tais ações busca contribuir para o fomento e a potencialização do empreendedorismo junto aos alunos do Campus da UFC – Sobral e a comunidade contemplada. A implementação desse projeto, promove um ambiente inter, multi e transdisciplinar. Dentre os resultados já alcançados, percebe-se o envolvimento da comunidade local com os temas abordados, elevação do interesse dos empreendedores pelo crescimento do negócio, conhecimento sobre estratégias e uso da marca e imagem nas redes sociais, integração dos empreendedores no planejamento das ações para divulgação da Praça, compromisso dos empreendedores com o planejamento das estratégias de divulgação, motivação e reconhecimento dos empreendedores em relação o apoio da universidade e a da importância das redes de relacionamentos . Ressalta-se a importância do apoio e o incentivo a prática do empreendedorismo como mola impulsionadora do desenvolvimento econômico e social das regiões e pequenas comunidades.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Extensão – PREX