REPERCUSSÕES DO PROJETO ESPAÇO NOVO ACADÊMICO - ENA NA SAÚDE MENTAL DOS UNIVERSITÁRIOS PARTICIPANTES

Autores

  • Hellen Gomes Fernandes
  • André Luiz Nóbrega Maia Aires, Antonio gabriel moura louzada, André Luiz Nóbrega Maia Aires, Antonio Gabriel Moura Louzada
  • Carla Roberta Macedo de Sousa

Resumo

INTRODUÇÃO: O projeto de extensão Espaço Novo Acadêmico - ENA consiste na promoção de aulas destinadas aos alunos de escolas públicas de Sobral e região que têm como objetivo a aprovação no vestibular e o ingresso no ensino superior. Os docentes são alunos do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará que, mediante processo seletivo, se disponibilizam a ministrar as aulas. OBJETIVO: Este estudo tem como finalidade observar os impactos positivos ou negativos do projeto na saúde mental dos universitários participantes METODOLOGIA: Trata-se de um método de questionário aplicado aos trinta e um (31) universitários participantes do projeto. As perguntas consistem em avaliar como os alunos interpretam o impacto na saúde mental que o projeto proporciona, pois pelo fato de ser uma atividade extra dos conteúdos acadêmicos, o contato com outras disciplinas e outros estudantes resulta numa quebra da monotonia dos assuntos relacionados à medicina, podendo implicar numa resposta terapêutica a depender do nível de organização e interesse dos participantes. RESULTADOS: Foi observado, dessa maneira, que 95% dos universitários participantes do projeto o consideram como um objeto terapêutico em meio ao contexto da vida acadêmica. Seguem na mesma porcentagem aqueles que se sentem realizados ao estarem em contato com os alunos e com os conteúdos pré-vestibulares podendo, dessa forma, auxiliar positivamente aqueles que estão na posição em que, um dia, os universitários já estiveram. CONCLUSÃO: O projeto ENA é uma ferramenta importante para uma adaptação confortável dos universitários no contexto da rotina acadêmica, pois possibilita aos alunos da Universidade Federal do Ceará o contato com alunos de uma realidade semelhante a que os docente já vivenciaram, permitindo também a gratificação no processo de auxílio aos alunos de escola pública. Ademais, traz também aos universitários um desvio da rotina desgastante dos conteúdos da faculdade.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Extensão – PREX