A PERSPECTIVA DE MUDANÇA NA APRENDIZAGEM TRAZIDA PELA SIMULAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (SONU)

Autores

  • Tiago Farias Lobo
  • Arthur Quirino dos Santos
  • William Paiva Marques Junior

Resumo

Introdução: A Constituição Federal prevê como um dos direitos sociais garantidos à República a educação. Contudo, mesmo tendo caráter constitucional, o acesso à educação não é de qualidade porque o Estado ainda não consegue garantir um bom sistema que seja disponível a todos. É nesse contexto que se aplica a mudança abarcada pela SONU (UFC), que leva uma metodologia de aprendizado diversa da metodologia tradicional. Nas simulações, os alunos adquirem conhecimento prático do processo de tomada de decisão e um profundo entendimento de como a diplomacia desempenha, desenvolvendo habilidades como negociação, debate, falar em público, pesquisa, redação e qualidades de liderança, como empatia e diplomacia, construindo uma compreensão duradoura da resolução colaborativa de problemas e tomada de decisão em grupo por consenso, capacitando os participantes com as habilidades práticas necessárias à liderança, além de aprender na prática como os processos estudados na sala de aula funcionam. Objetivos: desenvolver métodos de aprendizagem que fujam do tradicionalismo da educação brasileira, aprendendo como os processos históricos ocorreram de forma prática, por meio da tomada de decisão e da negociação, ou seja, aprender de uma forma dinâmica e interativa. Metodologia: realizar as atividades, levando um pequeno evento, de poucas horas ou de poucos dias, no qual os discentes podem ter noção da realidade das Nações Unidas. Considerações finais: busca-se realizar propostas pedagógicas para discentes do ensino médio e superior fitando o desenvolvimento de habilidades necessárias para o futuro profissional, como a oratória e a negociação, além de abarcar a reconstrução de momentos históricos passíveis de interação, onde os participantes passam a entender os fenômenos baseados não no simples estudo, como ocorre na educação tradicional, mas realizando atividades práticas ligadas aos casos abordados, desenvolvendo, portanto, uma mutação metodológica no modo de aprendizagem.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão