A RELAÇÃO MÉDICO PACIENTE NO ATENDIMENTO MÉDICO REMOTO/PRESENCIAL NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS BOLSISTAS DE EXTENSÃO NA FACULDADE DE MEDICINA DA UFC DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVIRUS.

Autores

  • Matheus de Sousa Silva
  • Matheus Lemos dos Santos
  • Lucas Gabriel da Costa Marques
  • José Ajax Nogueira de Queiroz
  • Conceição Aparecida Dornelas
  • Conceicao Aparecida Dornelas

Resumo

A prática acompanhada da relação médico paciente é importante objetivo educacional nas escolas médicas. Em plena pandemia da COVID-19 no ano de 2020 tivemos uma experiência onde alunos da medicina bolsista de extensão desenvolveram atividade de atendimento médico à distância com a condução presencial do professor. O tecnicismo na relação médico-paciente, traz prejuízos para a relação médico paciente? Objetivou-se avaliar na perspectiva dos alunos bolsistas a relação médico paciente no modelo ensino aprendizado na abordagem à distância sob orientação do professor. Foi aplicado um questionário para os alunos. Quando questionado sob as primeiras emoções na participação remota com o professor junto ao paciente apesar de impressão ter sido muito boa, referiram receio, insegurança e empolgação. Quanto ao atendimento, um dos alunos afirma ter sido excelente, pois o paciente estava tranquilo. Quanto a seu ambiente, referiram estar confortável com ambiente agradável, porém com acesso à internet de qualidade como uma das queixas. Quanto à preferência entre a forma de atender o presencial não pode ser substituído pelo remoto. Se preferiam ser atendidos via presencial ou remoto preferiram a forma presencial. Questionados sobre o suprimento de expectativas da relação médico paciente nas vídeos chamadas, responderam que sim mas de forma regular, afetando a prática semiológica porém atendendo as demandas dos pacientes acrescida de aprendizado. Consideraram positivas as consultas por vídeo em época de pandemia. Sobre as limitações na relação médico paciente referem prejuízos no contato humano e no desenvolvimento de habilidades médicas como no exame físico, bem como a falta de percepções de sinais importantes ou por distrações. Na perspectiva dos alunos a relação médico paciente pode ser afetada, com prejuízos para o ensino aprendizagem da semiotécnica, mas em tempos de pandemia ela se torna aceitável mesmo porque pode ser a única forma de haver o contato entre médico e paciente.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão