ANÁLISE DO ALCANCE DAS MÍDIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO E DE CONSCIENTIZAÇÃO DA OBESIDADE INFANTIL

Autores

  • Larissa Pio Dias
  • Bruna Nogueira Castro
  • Arisa Mourão Vieira
  • Mariana Coelho Lima
  • Francisco Sulivan Bastos Mota

Resumo

Introdução: A obesidade infantil é uma moléstia crescente na atualidade, a qual acarreta inúmeras complicações atuais e futuras, como hipertensão arterial e diabetes. Segundo a Organização Mundial da Saúde, em 2025 haverá 75 milhões de crianças obesas no mundo, sendo essencial a prevenção dessa patologia, por meio do estímulo de hábitos saudáveis. Objetivo: Analisar o alcance das mídias digitais como ferramenta de ensino e de conscientização sobre a obesidade infantil. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, sendo a coleta de dados realizada a partir de um questionário virtual disponibilizado no perfil do Núcleo de Estudos em Pediatria- NEP, projeto vinculado a Universidade Federal do Ceará, na rede social "Instagram". As questões abordaram assuntos relativos à obesidade infantil e avaliaram a relevância das publicações postadas no "Instagram" ao longo do ano de 2020 direcionadas ao público geral. Em seguida, foi realizada a análise das respostas do questionário. Resultados: 100% dos participantes concordavam que a obesidade infantil tem impactos negativos na vida adulta, como hipertensão, diabetes e depressão. 98%, afirmavam que sedentarismo, genética e maus hábitos alimentares são fatores de risco para obesidade. 98% do grupo reiterava a importância do aleitamento materno exclusivo por, no mínimo, seis meses no combate à obesidade infantil. 98% do público afirmava que as postagens nas mídias virtuais foram úteis para o aprendizado do tema. 79% dos participantes compartilharam as informações aprendidas sobre obesidade com familiares, amigos e colegas de trabalho. Conclusão: Conclui-se que as publicações sobre obesidade infantil no "Instagram" podem atuar como importante fonte de informação sobre a temática e possibilitam o compartilhamento rápido e eficaz destas entre o público geral e sua comunidade. Dessa forma, as mídias digitais funcionam como uma importante ferramenta de ensino e conscientização da obesidade infantil no cenário atual.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão