ANÁLISE SOCIOMÉTRICA: MODELO DE INTERVENÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO INFANTIL

Autores

  • Lia Almeida Mapurunga
  • Francisca Giliana Braz Arruda
  • Susana Kramer de Mesquita Oliveira

Resumo

A Análise Sociométrica vem sendo desenvolvida em uma instituição de acolhimento infantil em Fortaleza, pelo Projeto Cirandas, com visitas semanais realizadas por acadêmicos de Psicologia. Pretende-se, aqui: apresentar a relevância da Análise Sociométrica como ferramenta de capacitação para quem pretende atuar em instituições de acolhimento infantil, focando em aspectos inerentes ao processo de desenvolvimento infantil e seus processos vinculares. O Projeto vem desenvolvendo um programa de treinamento a partir da metodologia do Psicodrama (modelo teórico-prático): Após a exposição de conceitos fundamentais e de visitas técnicas à instituição, as turmas de monitores são inseridas no campo de atuação; durante as visitas, os monitores devem interagir de forma espontânea e criativa com crianças, tendo como foco principal a configuração da Sociometria (interações crianças-monitores e com seus pares), registradas em um diário de campo e analisadas com a professora orientadora. Ao longo do Projeto, foi realizada Análise Sociométrica sistemática em dezenas de crianças e cerca de 50 sessões de processamento, observando-se o aprimoramento da compreensão dos monitores acerca dos processos interativos infantis e da espontaneidade-criatividade destes nas intervenções e investimentos vinculares posteriores. Foram promovidos fóruns de estudos a partir de demandas dos próprios monitores ou de profissionais da instituição, possibilitando que a Análise Sociométrica mediasse encaminhamentos necessários em relação a intervenções da equipe técnica, do Projeto ou de algum outro serviço de saúde (foi efetivada parceria com a Clínica-escola de Psicologia da UFC). A experiência com a Análise Sociométrica é um importante instrumento de formação de alunos e profissionais, possibilitando compreensão sobre as relações, possibilidades e dificuldades, contribuindo com a minimização dos efeitos da institucionalização infantil.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão