INFLUÊNCIA DAS PLATAFORMAS DIGITAIS NA GERAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE MEDICAMENTOS E TEMAS RELACIONADOS À SAÚDE DURANTE A PANDEMIA DE SARS-COV-2

Autores

  • Lia Pinheiro de Lima
  • João Victor Souza Oliveira
  • Mylenne Borges Jácome Mascarenhas
  • Amanda Diéssica Oliveira da Silva
  • Marta Maria de Franca Fonteles

Resumo

Introdução: Desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, houve, no mundo inteiro, um crescimento de notícias sobre o tema e, apesar de nem todas possuírem veracidade comprovada, tomavam espaço nas redes sociais. Esse excesso de informações foi chamado de infodemia, onde há geração de notícias, algumas precisas e outras não, que tornam difícil encontrar fontes idôneas e orientações confiáveis. Neste cenário, tornou-se um desafio combater as notícias falsas e, além disso, possibilitar o acesso a informações de qualidade. Objetivo: Mensurar a influencia das plataformas digitais do Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica (CEATENF), na geração de conteúdos sobre medicamentos e temas relacionados à saúde, durante a pandemia. Metodologia: Durante o ano de 2020, foram elaborados, utilizando a plataforma CanvaⓇ, boletins informativos estendidos, boletins informativos resumidos, lâminas informativas e ainda realizados alguns eventos transmitidos em tempo real (lives), com temas relacionados à saúde durante a pandemia. Os conteúdos foram publicados no instagram do CEATENF e no site oficial do Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Medicamentos (GPUIM). Para mensurar a influencia, foi feito uma somatória dos conteúdos produzidos e, depois, uma busca de informações do alcance ao público, para cada publicação. Em seguida, foi feita uma média dos valores de alcance. Resultados: Foram produzidos 05 boletins informativos estendidos, 18 boletins informativos resumidos, 05 lâminas informativas, e foram realizadas 8 lives. Em média, 440 pessoas acessaram os conteúdos digitais publicados. Os temas abordados que envolviam possíveis tratamentos para a COVID-19 e atuação do farmacêutico clínico, em áreas da COVID-19, foram os mais acessados. Conclusão: A criação desses conteúdos e sua disseminação nas mídias sociais e digitais possibilitaram o acesso a informações atualizadas, com base nas evidências científicas disponíveis, e isentas de conflitos de interesse.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão