NAS REDES DO NUCEPEC: A EXPERIÊNCIA DA EXTENSÃO NO VIRTUAL

Autores

  • Andrezza Araujo Queiroz
  • Luiz Eduardo Almeida Cabral de Melo
  • Pedro Alisson Santos de Sousa
  • Lara Thayse de Lima Gonçalves
  • Igor Lima Teixeira
  • Andrea Carla Filgueiras Cordeiro

Resumo

O NUCEPEC (Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisa sobre a Criança) é um programa de extensão da Universidade Federal do Ceará, vinculado ao Departamento de Psicologia. O espaço acolhe estudantes da graduação e pós-graduação, servidores e docentes, apostando numa gestão democrática e horizontal. O Núcleo tem 36 anos de existência e é pioneiro, entre as universidades públicas, a se voltar ao estudo da infância e da adolescência. Durante sua trajetória, o NUCEPEC contribuiu para a elaboração e divulgação, no Estado do Ceará, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ao longo dos anos, trabalha com a temática dos direitos desse público com os projetos de extensão: Cine NUCEPEC, Novas Cores, Liga de Direitos Humanos e Acervo NUCEPEC. Promove debates com a comunidade acadêmica dentro da Universidade e com crianças e adolescentes em escolas, casas de acolhimento e ONGs. No ano de 2020, por conta da Pandemia causada pelo Novo Coronavírus (Covid-19) e pelo consequente distanciamento social, as atividades presenciais foram paralisadas. Assim, os canais virtuais, Instagram e Facebook, se tornaram alternativa para continuar com as ações. Uma delas foi a campanha dos 30 anos do ECA, com posts informativos sobre o documento, curiosidades sobre a participação do NUCEPEC na construção do Estatuto e criação do Podcast NUCECAST, além disso dois artigos relacionando as ações do Núcleo e o ECA foram produzidos. A Dica Cultural NUCEPEC foi mais uma maneira pensada para continuar as atividades, um quadro postado todas as sextas-feiras no Instagram com até três títulos de obras ligados aos direitos de crianças e adolescentes, abordando diversas linguagens: filmes, séries, livros, músicas e poesias. Com isso, as ações do NUCEPEC continuaram promovendo conhecimento e debate para a população acadêmica e para a comunidade externa à Universidade, já que o alcance do público nas redes sociais é bastante relevante, com 1.524 seguidores no Instagram e 1.325 no Facebook.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão