O DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO COMO MEIO ALTERNATIVO NO ENSINO REMOTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Lucas Moura Rodrigues
  • Francisco Honório de Almeida Neto
  • Tissiane Pinto Ferreira
  • Ademar da Silva Lima
  • Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência como aluno de EF/IEFES e bolsista da PREX. Nos últimos meses o mundo inteiro teve que passar por diversas adaptações no que tange as mais diversas áreas. Apesar de ser um tempo difícil e, de certa forma, prejudicar o ensino e a aprendizagem, a suspensão das aulas foi uma medida essencial para se evitar a propagação da contaminação, tendo em vista que a escola é um ambiente de natural contato. Portanto, a adaptação se faz necessária para que a educação e o ensino das mais diversas áreas possam continuar. Para o referido trabalho, foi desenvolvido um aplicativo (APP) com o intuito de favorecer a dinâmica das aulas de Educação Física no ensino remoto. O APP, denominado como “QuarenPlay”, foi desenvolvido pela plataforma “Fábrica de Aplicativos” (FABAPP), disponibilizada no site fabricadeaplicativos.com.br, onde o autor se utilizou de vídeos que o mesmo gravou com atividades diversas, que visam desenvolver a aptidão física e a coordenação motora, com base no Treinamento Neuromuscular Integrativo. As atividades foram realizadas com os alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular em Fortaleza, Ceará. Durante o período de aulas online, foram produzidos inúmeros conteúdos e materiais, que auxiliaram de forma significativa na prática de atividade física e exercícios físicos para crianças do Ensino Fundamental I, sendo que todo este conteúdo foi inserido no APP QuarenPlay, onde os alunos tiveram total acesso às atividades que foram desenvolvidas neste tempo, organizadas em categorias (Jogos Multidisciplinares, Jogos de Tabuleiro, Atividades Psicomotoras, dentre outras). Após uma reflexão pessoal e analisando os materiais produzidos, bem como o feedback dos alunos e colegas de profissão, notou-se que os conteúdos ministrados durante este tempo são de fundamental importância para o futuro da Educação Física e que o aplicativo favoreceu o ensino no que diz respeito à consulta posterior das atividades vivenciadas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão