O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES REMOTAS E O IMPACTO DO EMPREENDEDORISMO PELO PROJETO SENSIBILIZANDO DO CENTRO DE EMPREENDEDORISMO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Tatiane Rodrigues de Oliveira
  • Amanda Ingrid Sousa Duarte
  • Francisca Heluziara dos Santos Lucas
  • Vanessa Florêncio de Oliveira
  • Yasmin Dafne de Lima dos Santos
  • Abraao Freires Saraiva Junior

Resumo

O Centro de Empreendedorismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) é um programa de extensão que busca disseminar o empreendedorismo, desenvolver competências empreendedoras, assim como apoiar empreendimentos inovadores e sustentáveis, sendo composto por diretorias e projetos. Dentre estes, o Sensibilizando objetiva a disseminação do empreendedorismo nas mais diversas instituições de ensino do país, através do fornecimento de palestras, com apresentação de conceitos introdutórios do ecossistema empreendedor, técnicas de modelagem de negócios, além da realização de dinâmicas, em forma de gamificação, tornando, com isso, o aprendizado mais efetivo. Nessa perspectiva, todas as atividades do Sensibilizando eram realizadas de forma presencial; contudo, mediante o contexto no qual estamos vivenciando, o projeto sofreu diversas mudanças, as quais, por sua vez, efetuaram sua nova forma, a fim de que o mesmo pudesse continuar a rodar; ou seja, adotamos o meio virtual para que nossas atividades pudessem acontecer, fato esse extremamente desafiador, pois trata-se de uma forma de instrução nova para todos. Entretanto, mesmo diante deste desafio, foram obtidos resultados para o Centro como um todo, dada esta nova conjuntura digital, conseguimos sensibilizar, aproximadamente, cerca de 240 alunos de instituições de ensino público no estado do Ceará, especificamente a escola Giselda Coelho da cidade de Palmácia, projeto Motirõ da UFC - Fortaleza e curso da Engenharia de Petróleo da UFC - Fortaleza. Sob essa ótica, foi feita uma análise de quantas pessoas conseguimos impactar, através de formulário de frequência e NPS (Net Promoter Score), que é um medidor de satisfação do cliente, metrificando, assim, a quantidade e qualidade que o projeto apresentou neste novo meio. Por fim, mesmo diante deste cenário vigorante, condições foram estabelecidas para que os objetivos do nosso planejamento fossem alcançados.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão