O INTERESSE DE OUVINTES NO APRENDIZADO DA LIBRAS: COMPREENDENDO A NECESSIDADE DE UMA INTERAÇÃO SIGNIFICATIVA COM A COMUNIDADE SURDA

Autores

  • Geisiele Cavalcante de Sousa
  • Marilene Calderaro da Silva Munguba
  • Mariana Farias Lima
  • Daniel Almeida de Lima
  • Karen Rachel Santos Clark

Resumo

O presente trabalho visa abordar o interesse de ouvintes no aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Comparativamente à pesquisa conduzida por Vasconcelos et. al. (2016) e Santos (2020), partiu-se do pressuposto que ouvintes almejam aprender Libras, seja por terem familiares ou contatos contínuos com surdos, seja por compreenderem a importância deste conhecimento para ensejar interações significativas com a comunidade surda. Nesta perspectiva, foi criado o projeto de extensão Clube de Libras UFC, o qual visa a difusão do conhecimento da Libras para toda a sociedade de Fortaleza-Ceará. Em razão da pandemia, os planos iniciais foram ajustados e, no segundo semestre de 2020 foi possível iniciar um “clube” em uma instituição de treinamento, na área de saúde. Utilizando-se princípios da metodologia de aprendizagem cooperativa, foram organizadas duas turmas de encontros semanais. Foi, então, realizada uma pesquisa qualitativa sobre as motivações dos participantes para o ingresso nas turmas e para que elas avaliassem a trajetória do curso. O questionário foi divulgado no grupo de WhatsApp de cada turma e foi respondido por meio de um formulário online em um período de 3 dias. Verificou-se que as razões apontadas diziam respeito principalmente à importância dada ao aprendizado da língua, visando interações com a comunidade surda, independentemente do fato de existirem laços de parentesco ou contato contínuo com surdos em ambientes extrafamiliares. A análise das respostas dos 19 participantes indicou que pode haver uma demanda reprimida na sociedade no que tange ao aprendizado da Libras, e é de interesse do Projeto Clube de Libras UFC trabalhar para que esta necessidade seja atendida.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão