USO DE GINCANAS VIRTUAIS NO ENSINO DA ANATOMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Erika de Menezes Peres
  • Gabriela Correia Pequeno Marinho
  • Emily Damascena Bezerra
  • Ariel Gustavo Scafuri

Resumo

Introdução: Devido à pandemia de COVID-19, aulas práticas de anatomia – consideradas relevantes pelos discentes de cursos da Saúde – tornaram-se irrealizáveis, assim como gincanas presenciais de revisão, realizadas pela Liga de Anatomia e Cirurgia (LAC). Optou-se, então, pela adoção da atividade em formato digital, experimentando novos modelos didáticos no ensino da Anatomia. Objetivos: Relatar a execução de gincanas anatômicas em configuração virtual. Metodologia: Foram realizadas 1 gincana virtual síncrona para alunos do 1º semestre e 2 gincanas virtuais assíncronas para os do 2º semestre do curso de Medicina-UFC. As atividades abordaram a anatomia do sistema locomotor e do gênito-urinário, respectivamente. Membros da LAC formularam o documento PowerPoint de revisão com fotos do Atlas Yokochi, marcando estruturas específicas que os alunos deveriam nomear corretamente, além de incluir perguntas com teor clínico. A plataforma Google Meet foi utilizada para o encontro online síncrono, em que o documento foi apresentado aos discentes e o tempo de apresentação de marcação foi cronometrado. Resultados: A atividade síncrona durou cerca de 90 minutos e incluiu a correção comentada pelos membros da LAC após seu término. A turma dispôs boa participação, em que aproximadamente 54 alunos participaram. A LAC recebeu bom feedback das atividades, seja em formato síncrono ou assíncrono. Conclusão: As gincanas virtuais conseguiram reaproximar os estudantes às peças anatômicas, fornecendo imagens com mais verossimilhança. Sendo atividades de fácil e flexível execução, elas reforçam a fixação de estruturas anatômicas importantes, podendo permanecer no ensino da anatomia no momento pós-pandêmico

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão