UTILIZAÇÃO DE PRE E PÓS TESTE PARA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM MEDIANTE A AULA MINISTRADA

Autores

  • Jorge Luciano Campos Acioly Filho
  • Ana Clara Santos Freitas
  • Antônio Horácio Veras Falcão Filho
  • Vanessa Silveira Nascimento
  • Wendy Gomes Carneiro
  • Antonio Augusto Guimaraes Lima

Resumo

INTRODUÇÃO: O entendimento sobre anatomia e ciclo cardíaco é muito importante para a formação medica, pois a compreensão desses assuntos facilita o diagnóstico e o entendimento das principais doenças coronarianas. No qual, vem se tornando cada vez mais prevalente na população brasileira nos últimos anos, Dessa forma, a Liga do Coração, projeto de extensão da UFC, aborda esse tema em seu curso de introdução a cardiologia, com o intuito de engrandecer os conhecimentos dos alunos de medicina que participaram. OBJETIVO: Objetiva-se relatar a eficácia da utilização de pré e pós-testes online como forma de analisar a aquisição de conhecimento sobre a aula de anatomia e ciclo cardíaco. METODOLOGIA: O curso aconteceu, remotamente, no período de setembro de 2020, no qual foram aplicados formulários do google constituídos por 8 perguntas-padrão a todos os estudantes que participaram. A partir disso, verificou-se, por meio do programa estatístico Excel, o número de acertos no pré-teste e no pós-teste. RESULTADOS E DISCUSSÃO : analisando os resultados do pré teste aplicado obtivemos uma média aritmética de acertos das questões de 7, fato que nos mostra q o desempenho médio foi de 87,5% no pré teste. Já na analise do pós-teste obtivemos uma média de 8 acertos,caracterizando um desempenho de 100%, valor 12,5 % maior que o obtido no pré teste. CONCLUSÃO: a partir da análise dos formulários aplicados, na forma de pré e pós-teste verificamos a aprendizagem efetivada, posto que houve aumento na média de acertos e, consequentemente, no desempenho dos candidatos nos dois momentos avaliativos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão