ATIVIDADES DE ENFERMAGEM NO PLANEJAMENTO FAMILIAR: PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.

  • Ana Carolina Farias Rocha Universidade Federal do Ceará
  • Sâmia Monteiro Holanda
  • Admar Câmara Soares Lima
  • Priscila de Souza Aquino
Palavras-chave: Enfermagem. Planejamento Familiar. Saúde Sexual e Reprodutiva.

Resumo

A Consulta de Enfermagem no Planejamento Familiar é uma forma de assegurar aos cidadãos o acesso à informação e aos métodos de concepção ou contracepção eficazes e seguros. Portanto, objetivou-se descrever as atividades de enfermagem em um programa de extensão da Universidade Federal do Ceará.  Trata-se de um estudo descritivo, realizado a partir da Consulta de Enfermagem no Planejamento Familiar, vinculada ao Projeto de Extensão Comportamento Sexual Saudável – Essa onda pega!, no Centro de Parto Natural Lígia Barros Costa. A coleta foi realizada semanalmente durante o primeiro semestre de 2016 por meio de registros de campo e observação participante. São desenvolvidas funções gerenciais bem como assistenciais. O projeto conta com boa aceitação do público alvo e dos estudantes, de forma a estabelecer uma troca mútua no intuito de promover o comportamento sexual saudável e capacitar os futuros enfermeiros para atuar nesse contexto.


 


Biografia do Autor

Ana Carolina Farias Rocha, Universidade Federal do Ceará
Departamento de Enfermagem - Saúde/Planejamento Familiar
Sâmia Monteiro Holanda
Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Integrante do Projeto de Extensão Comportamento Sexual Saudável – Essa Onda Pega!
Admar Câmara Soares Lima
Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Integrante do Projeto de Extensão Comportamento Sexual Saudável – Essa Onda Pega!
Priscila de Souza Aquino
Enfermeira. Coordenadora do Projeto de Extensão Comportamento Sexual Saudável – Essa Onda Pega!
Publicado
2017-06-30
Seção
Artigos Originais